Joseph Louis Proust foi um químico francês, filho de um boticário, que nasceu no dia 26 de setembro de 1754, na cidade de Angers. Teve um grande destaque pelos seus trabalhos sobre a invariabilidade da composição química dos compostos.

A sua vida na química iniciou com o seu pai, que trabalhava como farmacêutico. Na cidade de Paris, foi farmacêutico-chefe de Salpetrière, e, ao mesmo tempo já mostrava interesse pelos problemas que eram ligados à construção de balões ascensionais.

Graças ao seu entusiasmo, dedicação e habilidade para lidar com a química, foi para a Espanha, onde lecionou a matéria na Escola de Artilharia de Segóvia, depois foi parar em Salamanca e, graças aos seus serviços prestados e sob a influência de Carlos IV, chegou à direção do Laboratório Real, em Madri. Quando o Carlos IV caiu, no ano de 1808, teve que voltar para a França.

Através dos seus conhecimentos e sua grande competência como analista, obteve grandes resultados, fazendo com que houvesse uma constância da composição dos compostos. No ano de 1799, Proust provou que a constância da composição do carbonato do cobre por ensaios analíticos no laboratório.
Estudou de forma analítica os dois óxidos de estanho e os dois sulfuretos de ferro, provando que os dois eram diferentes e também, a não existência de substâncias com composição intermédia. Os resultados obtidos nos laboratórios mostraram que os óxidos de composição variável, estudados por Bethollet, e eram produtos hidratados e que a variação do teor em oxigênio provinha do diferente grau de hidratação.

Com o excelente trabalho desenvolvido, acabou estabelecendo a lei das proporções definidas. Esta lei foi formulada em 1808, por John Dalton, mas foi o trabalho realizado por Proust que forneceu todas as observações que fizeram com que essa lei fosse aceita, ajudando a fortalecer, no mundo da química, a ideia do átomo.

Além disso, ele também realizou trabalhos sobre a caracterização de açúcares, presentes em produtos vegetais, mostrando as analogias com os do mel. Ele foi o responsável por descobrir o processo de extração do açúcar da uva. Ele ainda realizou uma pesquisa com os sais dos ácidos orgânicos, sendo um dos fundadores da química.

O que foi a Lei das proporções?

A Lei das Proporções Definidas foi elaborada por Joseph Proust, no ano de 1794, e é mais conhecida como a Lei de Proust. Através dela foi possível afirma que uma determinada substância pura conterá sempre os mesmos elementos combinados na mesma proporção em massa, independente de onde ela vier.

Foi através desta lei que Dalton constituiu a base da estequiometria. A Lei das Proporções Definidas foi a base teórica da teoria atômica que John Dalton promoveu inicialmente em 1803, onde explicava que a matéria é constituída de átomos, e que para cada elemento existe um átomo específico, e que os compostos que foram feitos das combinações de diferentes tipos de átomos em proporções fixas. Foi graças à teoria atômica que surgiu a orientação para o final dessa disputa, que acabou sendo favorável ao Proust.

Compartilhe esse texto: