Supervulcão Yellowstone

  • Categoria: Mundo
  • 849 Visualizações

O Supervulcão Yellowstone está localizado nos Estados Unidos e é um dos vulcões mais importantes do mundo. A classificação de supervulcão caracteriza um vulcão com grande potencial de risco e que pode causar alterações efetivas no ambiente terrestre no caso de uma erupção.

A atividade de um supervulcão também é capaz de afetar o funcionamento do clima e pode prejudicar muito a vida humana. O Supervulcão de Yellowstone fica nos Estados de Wyoming, Montana e Idaho, nos Estados Unidos. Trata-se de uma enorme cobertura sobre a crosta terrestre e tem uma perigosa piscina de magma.

O Supervulcão de Yellowstone tem 55 km de profundidade e uma área de 2700 km². A última vez que o Yellowstone entrou em erupção foi há 600 mil anos e, caso ele entrasse em atividade de novo, o vulcão espalharia cinzas nos céus por muitos anos e reduziria as temperaturas do planeta em 10ºC.

O Yellowstone também deixaria parte do continente norte-americano inabitável. O vulcão fica na área do Parque Nacional de Yellowstone e recebe mais de três milhões de turistas por ano.

A próxima erupção do Supervulcão de Yellowstone deve acontecer daqui a 100 mil anos. Os pesquisadores acompanham a atividade do Yellowstone e acreditam que o vulcão tenha que permanecer cerca de 10 anos em estado de pressão interna do magma antes de explodir. O supervulcão também pode ser ativado por algum fator externo, como um terremoto, por exemplo.

Comentários: