Lendas da Região Nordeste do Brasil

  • Categoria: Educação
  • 19632 Visualizações

O nordeste do Brasil é uma região rica em lendas que já fazem parte do imaginário popular. Estas estórias fantásticas estão associadas à natureza, aos povos tradicionais, aos mitos, religiões e crendices dos Estados do nordeste.

Muitas lendas do nordeste tiveram origem com os colonizadores portugueses e com os povos indígenas tradicionais. As lendas são histórias narrativas orais ou escritas que fazem parte do folclore de um país. Confira algumas lendas tradicionais do nordeste:

Lenda do Barba Ruiva – Esta lenda teve origem no Piauí. Dizem que às margens da Lagoa Paranaguá vive um homem estranho, com barbas ruivas, que corre atrás das mulheres que passam pelo local.

Lenda da Cabra-Cabriola – Esta lenda fala da existência de uma criatura que pega meninos desobedientes. O mito é usado para colocar medo em crianças que não obedecem às regras de educação impostas pelos pais.

Alamoa - Esta lenda fala sobre uma dama branca, muito bonita, loira e que anda nua nas praias. Ela aparece em noites de tempestade e atrai os pescadores. Quem cai nos encantos da alamoa acaba ficando louco. Este mito é originário da região da ilha de Fernando de Noronha.

Cabeça de Cuia - A lenda do cabeça de cuia fala de um jovem garoto chamado Crispim. Ele morava às margens do rio Parnaíba e tinha origem muito pobre. Segundo a lenda, Crispim recebeu de sua mãe uma sopa rala e com ossos durante o almoço. Revoltado, o menino atirou os ossos contra a mãe, atingindo-a bem na cabeça, fato que levou a mulher a morrer. Como castigo, Crispim recebeu uma maldição, ganhando uma enorme cabeça em formato de cuia. Depois disso, ele passou a vagar pelas margens do rio. O menino só estaria livre da maldição após devorar sete mulheres virgens.

Assuntos Similares

Comentários: