Para fazer isso, é necessário apenas combinar a soda cáustica com as gorduras de óleos vegetais, como o azeite. Se você não sabe como a soda cáustica é feita, explicamos de uma forma muito simples.

Para fazer sabão com soda cáustica é necessário ter os seguintes materiais:

  • Óleo vegetal usado filtrado. Dependendo do utilizado, o sabão terá algumas características ou outras e será necessário utilizar uma quantidade ou outra de soda cáustica. Neste caso, vamos explicar como seria com o azeite. Para cada 100 ml de óleo, é necessário usar cerca de 10 a 12 gramas de soda cáustica e entre 30% e 40% de água.
  • Soda Cáustica. É mais aconselhável usar a que vem na forma de pérolas ou escamas.
  • Água destilada
  • Termômetro e molde para fazer o bloco de sabão.

Você tem que evitar tocar a mistura com as mãos, porquê o material é muito corrosivo. Quando dissolvido em água, deve ser feito em local com ventilação adequada e evitar a inalação dos gases.

Para preparar o sabão, os seguintes passos são seguidos:

  • O óleo é dissolvido em água com cuidado porque a água vai aquecer. Você tem que deixar a mistura descansar até cair para 40º.
  • Em outro recipiente, os óleos são dissolvidos e aquecidos em banho-maria até chegarem a 40º também.
  • Quando ambos atingem 40º, eles são misturados a um misturador (se tiver) a baixa velocidade por cerca de 10 minutos. Quando adquirir uma textura de purê, despeje-a em um molde e deixe descansar por 24 a 48 horas. Em seguida, ele é removido do molde, cortado nas formas desejadas e embrulhado entre o papel de cozinha ou guardanapos para que ele permaneça assim por 30 dias para saponificar.

ATENÇÃO:Muito cuidado ao manusear a soda cáustica, ela é extremante perigosa. Use equipamentos de segurança, tais como luvas de borracha e óculos de proteção. E só faça isso em local aberto, e o mais importante, mantenha a soda cáustica longe de crianças e animais, se ingerido pode levar a morte!

Como fazer sabão com soda cáustica?

Por Como Fazer?

Compartilhe