Rodrigues Alves - Presidente do Brasil

  • Categoria: Educação
  • 1428 Visualizações

Rodrigues Alves foi presidente do Brasil. O político nasceu em Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, interior do Estado de São Paulo, em 7 de julho de 1848.

Francisco de Paula Rodrigues Alves fazia parte de uma rica família de fazendeiros portugueses. Ele estudou no Colégio Pedro II, em Lisboa, onde se destacou como melhor aluno da classe por cinco vezes.

De volta ao Brasil, Rodrigues Alves se formou na faculdade de direito em São Paulo. Em 1872, Alves entrou para a política e foi eleito deputado provincial pelo Partido Conservador.

Em 1887, Rodrigues Alves se tornou presidente da província de São Paulo. Depois da Proclamação da República, Alves foi escolhido deputado constituinte e depois Ministro da Fazenda.

Em 1902, Rodrigues Alves foi eleito presidente da república. Durante seu governo, Rodrigues Alves controlou as finanças do Brasil e trabalhou na construção de estradas de ferro e portos.

Foi durante o governo de Rodrigues Alves que o Rio de Janeiro viveu a Revolta da Vacina, uma resposta da população ao projeto de reurbanização e saneamento da cidade, que tinha o objetivo de enfrentar uma epidemia de varíola. A Revolta da Vacina foi um marco negativo do governo de Rodrigues Alves.

Em 1918, o político voltou a ser eleito para presidente, mas não chegou a tomar posse. Ele contraiu gripe espanhola e acabou morrendo no dia 16 de janeiro de 1919, no Rio de Janeiro.

Assuntos Similares

Comentários: