Os Climas do Brasil

  • Categoria: Educação
  • 2422 Visualizações

O Brasil é um país que apresenta características climáticas distintas, de acordo com as regiões. O conjunto de variações do tempo no Brasil se estabelece principalmente por causa da formação vegetal.

O território brasileiro tem uma grande diversidade climática, bem como diversidade de relevo, altitude, massas de ar e correntes marítimas.

Grande parte do país está localizada na Zona Intertropical, de baixas latitudes, com climas quentes e úmidos. No entanto, é possível classificar seis diferentes tipos de clima no Brasil. Veja:

Clima Equatorial – predominante na Amazônia, ao norte de Mato Grosso e a oeste do Maranhão. Apresenta ar quente e úmido e temperaturas médias elevadas, de 25 °C a 27 °C, com chuvas durante o ano todo.

Clima Tropical – predominante na região central do país e em grande parte do Maranhão, Piauí, Bahia e Minas Gerais. Apresenta temperatura elevada (18 °C a 28 °C), e estações bem definidas.

Clima Tropical de Altitude – predominante nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Apresenta chuvas durante o verão, temperatura amena, entre 18 °C e 22 °C, e geadas no inverno.

Clima Tropical Atlântico – predominante na faixa litorânea do Rio Grande do Norte e no Paraná. Apresenta temperatura que varia de 18 °C a 26 °C e chuvas no inverno.

Clima Subtropical – predominante no sul do estado de São Paulo, no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Apresenta temperatura média anual de 18 °C, chuvas esporádicas e bem distribuídas, geadas e nevadas no inverno e verão bastante quente.

Clima Semiárido – predominante no interior do Nordeste. Apresenta temperaturas elevadas e poucas chuvas.

Assuntos Similares

Comentários: