Diferença entre gerações

  • Categoria: Educação
  • 1145 Visualizações

Até bem pouco tempo atrás, era comum generalizar grupos de pessoas tendo como parâmetro apenas a faixa etária. No entanto, foi observado que rápidas mudanças e contextos sociais dinâmicos influenciam sobremaneira a forma como os indivíduos se comportam em sociedade.

Baby boomer é a definição dada para as crianças nascidas durante a explosão populacional que ocorreu imediatamente após a Segunda Guerra Mundial. São pessoas que hoje estão com mais de 45 anos, possuem um perfil geralmente conservador e prezam pela estabilidade e segurança financeira.

A Geração X é formada pelos filhos dos baby boomers que nasceram entre 1960 e 1980. Essas pessoas viram florescer a tecnologia, vivenciaram a abertura de novos mercados de trabalho e muitos deles modificaram totalmente a forma de enxergar o sucesso, ao contrário de seus pais, os jovens da geração X não hesitam em arriscar profissionalmente.

Os filhos da Geração X são chamados Geração Y. Estes já nasceram em um mundo completamente diferente do conhecido pelos baby boomers, seus avós. Os jovens nascidos entre 1980 e 2000 encontraram uma sociedade informatizada e em pleno avanço tecnológico.

A Geração Z, composta por indivíduos que nasceram a partir de 2001, é a geração 100% conectada, o mercado de trabalho para essas pessoas está se modificando constantemente ao sabor dos ventos tecnológicos.

Hoje sabemos que é impossível comparar um adolescente do século XXI com um jovem nascido no século XIX. A classificação das gerações foi resultado da necessidade de entender melhor as características de cada época, inclusive a atual.

Assuntos Similares

Comentários: