Dicas para estudar melhor

  • Categoria: Dicas
  • 887 Visualizações

Em primeiro lugar é preciso escolher um cantinho calmo e silencioso. Também é importante estabelecer um local e horário fixos para ajudar na disciplina e na organização do material. Evite distrações como música ou televisão, isso pode fazer com que sua atenção não esteja 100% focada nos estudos.

Seguir uma rotina é essencial para quem estuda sozinho. Procure acordar bem cedo, tome um bom banho e alimente-se bem. A alimentação é um fator muito importante para os estudos, pois influencia a disposição e capacidade de concentração. Uma dieta equilibrada, rica em nutrientes e antioxidantes protege o cérebro e dá uma força para os neurônios trabalharem melhor. Frutas, verduras e peixes são excelentes aliados. Evite alimentos ricos em gordura ou com muito açúcar.
Você pode optar por estudar em casa ou em locais públicos, como bibliotecas, parques ou cafés.
Mudar de cenário às vezes pode ser revigorante e ajuda a espantar o tédio.

Cuidado com a internet, seu uso pode dar uma turbinada nos estudos, pois proporciona acesso a materiais, artigos e pesquisas na velocidade de um clique. Porém, é uma fonte perigosa de distrações com todas as redes sociais, blogs e comunicadores instantâneos. É preciso controlar a tentação e estabelecer regras para o uso dessas ferramentas.

Por exemplo, estabeleça um tempo de descanso. Você pode descansar de 15 a 20 minutos a cada 3 horas de estudo. Use esse tempo para ir ao banheiro, esticar o corpo e dar uma checada nos e-mails e mensagens.

É essencial ter uma boa noite de sono e não abrir mão do lazer.

Assuntos Similares

Comentários: