Vila Clementino, conheça este bairro paulistano de alto padrão

Motivos não faltam para morar na região!

Vila Clementino é um dos bairros mais conceituados da capital paulista por vários motivos. Além de pertencer à área nobre da cidade, o local é muito seguro, com ruas bastante arborizadas e possui centros renomados na área da saúde e da educação.

Atrações também não faltam para aproveitar o seu tempo sozinho ou com toda a sua família. Há, até mesmo, grupos de filantropia na região que realizam atividades voltadas a parcelas minoritárias da população brasileira, como as pessoas com deficiência, por exemplo.

Alta qualidade de vida

Por estar localizado em área nobre, obviamente que Vila Clementino tem uma alta qualidade de vida a oferecer aos seus moradores. As ruas são muito bonitas e bastante arborizadas, e tanto o poder público (com os seus serviços urbanos de coleta de lixo) como a população parecem ter muito zelo por cada cantinho do bairro.

As pessoas que moram em apartamento na Vila Clementino são suspeitas para dizer como é bom o clima hospitaleiro da região. Todos são muito amigos, e é comum passear pelas ruas do bairro e ver moradores cumprimentando donos de padaria, jornaleiros e outros profissionais que prestam serviços à população da área.

Você pode ter que gastar um pouco mais morando no bairro, porém não será em vão, pois os produtos vendidos em Vila Clementino são sempre de alta qualidade também, e isso vai desde o pãozinho da padaria até amenidades para o lar, produtos de informática e de lazer.

Segurança

Uma pesquisa feita pelo Ibope já comprovou que Vila Clementino é um dos bairros mais seguros de se morar na capital paulista. Há delegacias nas redondezas e sempre é possível ver policiais andando pelas ruas, aumentando ainda mais a sensação de segurança da população.

No estudo feito pelo Ibope, pesquisadores questionaram a moradores de vários bairros da cidade de São Paulo como era exatamente a sensação de segurança que sentiam ao morar no bairro onde habitavam, e em vista dos comentários ouvidos, Vila Clementino teve um destaque muito positivo.

Os moradores do bairro destacaram não só o policiamento que pode ser observado de dia e de noite na região, como também a forte segurança privada presente nos condomínios e nos vários empreendimentos de alto padrão existente na área.

Acesso à educação

Vila Clementino abriga muitos centros renomados na área educacional. No bairro há cerca de 25 instituições de ensino entre creches, pré-escolas e de ensino fundamental e médio como o Colégio Liceu, o Colégio Nossa Senhora do Rosário e a Escola Marista Arquidiocesano.

Entre os mais renomados centros de ensino superior na região, destacam-se a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Unip, a FMU, a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e da Belas Artes (localizadas no bairro vizinho, Vila Mariana).

Em época de matrícula escolar, uma peculiaridade da região é que costuma crescer bastante a procura por apartamento para alugar na Vila Clementino por parte de estudantes de outras regiões de São Paulo e também do Brasil.

Acesso à saúde

Por ser um bairro localizado em área nobre, há a presença no local de muitos consultórios de médicos renomados e também muitas unidades básicas (UBSs) da prefeitura municipal e, ainda, um complexo de saúde no campus da Unifesp.

Foi em julho de 2017 que a Prefeitura de São Paulo, por meio do Despacho nº 317/2017 publicado no Diário Oficial da cidade no dia 14 de julho, reconheceu o Campus da Unifesp como Complexo de Saúde, Educação em Saúde e Pesquisa em Saúde.

Esta foi, inclusive, a primeira vez que esse registro foi concedido pelo município a uma instituição com esses fins e enquadrado no Plano Diretor Estratégico (PDE) de São Paulo. Mas o acesso à saúde em Vila Clementino não para por aí.

Em novembro de 2020 o bairro ganhou um Ambulatório Alínea Saúde Mental Perinatal, local que abriga uma equipe especializada que trabalha em prol de apoiar, promover e prevenir problemas na saúde mental de homens, mulheres e crianças no período perinatal.

O período perinatal, para quem não sabe, inicia na gestação e vai até doze meses após o parto. No ambulatório, ocorrem atividades de pesquisa, ensino e assistência. Podem usufruir do espaço as gestantes, as puérperas até doze meses após o parto e seus parceiros.

Há prioridade às pacientes oriundas do Hospital São Paulo e também do hospital universitário da Universidade Federal do Estado de São Paulo, mas vale destacar que pacientes externos também são atendidos para avaliação e encaminhamento adequados.

O Ambulatório Alínea Saúde Mental Perinatal também ajuda a fortalecer a área da educação não só no bairro Vila Clementino, como em todo o Estado de São Paulo e, inclusive, em todo o Brasil.

É que o local objetiva igualmente fortalecer as ações das Escolas Paulistas de Medicina e de Enfermagem através da boa assistência prestada à população alcançada pelo comprometimento com a qualidade do ensino.

Graduandos e pós-graduandos estão podendo participar das atividades desenvolvidas no centro de saúde a fim da ampliação dos seus conhecimentos em saúde mental do público feminino, masculino e infantil no período perinatal.

Pesquisadores também gostarão de morar em Vila Clementino, pois o ambulatório contribuirá da mesma forma com a área de pesquisa ao permitir mais estudos em saúde mental materna e ampliação para a saúde mental paterna.

Atualmente, estão sendo desenvolvidos vários projetos em parceria com instituições brasileiras e internacionais e, com o trabalho desenvolvido no ambulatório, poderão também ser ampliadas as estratégias de atendimento interdisciplinar.

Veja também: Quais os lugares mais visitados no Mundo?

Grupos de filantropia

Apesar de estar localizado em uma área nobre, Vila Clementino é conhecido também por abrigar várias instituições de apoio a grupos minoritários da sociedade brasileira. Um exemplo é o Instituto Jô Clemente.

O instituto é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que realiza atividades de inclusão voltadas a pessoas com deficiência intelectual, incidindo na defesa dos direitos e aumento do conhecimento desta parcela da população urbana.

No Natal de 2020, por exemplo, o instituto realizou um bazar natalino (em formato de drive-thru, por causa das exigências dos órgãos de saúde a fim de evitar a propagação da covid-19), no qual pode-se observar a presença de muitos moradores de Vila Clementino.

Todos pareceram ter se unido a fim de que, juntos, conseguissem dar um Natal mais feliz a populações de baixa renda que buscam por opções mais baratas de confecções, artesanato e produtos decorativos para as suas casas.

Se por acaso é o seu perfil ajudar as pessoas e, portanto, ficaria feliz em poder participar de um grupo de apoio à população mais carente que ficasse perto da sua casa, saiba que tendo um apartamento na Vila Clementino será perfeitamente possível integrar uma equipe assim próxima a sua residência.

Se gostou do artigo e está pensando em procurar por um apartamento para alugar na Vila Clementino, aproveite para nos seguir nas redes sociais e conferir dicas de como encontrar a moradia ideal para você e para a sua família!

Foto de Capa: Vinícius Pimenta / Pexels