Auto

O que pode ser quando a luz da injeção eletrônica acende?

Quem tem carro já deve ter se deparado com algumas situações inusitadas que necessitaram de ajuda para resolver. Uma das situações que pode surgir no carro de qualquer proprietário, é a luz de injeção eletrônica acender.

Mesmo que a gente dê assistência ao carro constantemente, alguns imprevistos podem acontecer, e esse é um dos mais frequentes.

Injeção eletrônica

A injeção eletrônica é um sistema importantíssimo para que o carro funcione corretamente, uma vez que ele comanda toda a alimentação do combustível para o motor, gerenciando também o motor. Esse sistema inicia o seu funcionamento a partir do momento que giramos a chave na ignição, mesmo sem ligar o motor. A Central de injeção eletrônica verifica o sistema, se está em perfeitas condições de funcionamento. Então há o start do funcionamento da bomba de combustível, de forma que a Central verifica a continuidade elétrica e outros sensores e atuadores.

O funcionamento equivocado da injeção eletrônica pode, portanto, prejudicar o funcionamento do carro, já que é por meio dela que sabemos que há algo errado.

A luz acendeu, e agora?

A luz da injeção eletrônica normalmente se parece com um motorzinho desenhado, podendo ser vermelha ou amarela de acordo com a marca do carro. Pode haver ainda um triângulo, ou ainda um raio, além da palavra check embaixo.

Se, por acaso, você perceber que a luz da injeção eletrônica está piscando ou simplesmente acesa, procure um mecânico de sua confiança. O problema do carro estará registrado na Memory Fault (memória de falhas da central), de forma que poderá ser identificado e resolvido com auxílio de um scanner.

Antes de se desesperar, entretanto, você pode desligar o carro, esperar alguns minutos e então ligar novamente, verificando se permanece acesa ou intermitente. Somente na oficina o problema deverá ser resolvido, portanto mesmo que haja a luz permanente, dirija até a oficina – o que é possível graças ao sistema de injeção, que possui alguns artifícios para permanecer funcionando o motor em casos de falhas.

Isso, entretanto, não deve ser usado como justificativa para deixar a visita ao mecânico para depois, pois algo que poderia ser simples de resolver pode se tornar um pesadelo em questão de trabalho e gastos. Também por isso a manutenção e a revisão constantes são tão importantes – além de, é claro, a segurança que isso garante.

O que pode ser?

Essa luz, quando acesa, pode indicar inúmeros problemas em potencial no veículo. Quando acende somente esporadicamente, pode representar problemas mais simples, como por exemplo a leitura da sonda lambda, que pode acontecer devido a um mal contato, ou ainda pelo uso de combustível de má qualidade. Pode, ainda, representar problemas no catalizador, quando a peça está entupida ou não realiza de forma adequada o trabalho que deveria.

Se acender mais frequentemente, entretanto, pode simbolizar alguns problemas mais graves, que proporcionam problemas na hora de dar a partida no motor, perda de potência, aumento do consumo de combustível e até mesmo alguns cortes durante o funcionamento. É essencial procurar ajuda de um mecânico, pois muitos podem ser os problemas apresentados no veículo, e somente um profissional poderá avaliar corretamente a situação.

O que pode ser quando a luz da injeção eletrônica acende?

robinho.net

Penso logo escrevo =D. A palavra tem poder. Sou um ciclista aos finais de semana que ama trabalhar como redator web. Pesquisar e escrever além de ser meu trabalho, é meu hobby!
Botão Voltar ao topo