O Endomarketing é um conceito envolvido na administração de empresas modernas. É um elemento do marketing que busca estratégias para serem incorporadas ao ambiente interno das organizações. O termo endomarketing surgiu em 1990, e foi criado por Saul Bekin.
As estratégias do endomarketing buscam ações de marketing institucional direcionadas ao público interno. O conceito envolve os funcionários, colaboradores, clientes, acionistas e demais stakeholders da empresa.
O endomarketing é usado para estimular o ambiente interno da empresa. As estratégias englobam a motivação e o compromisso dos profissionais e os resultados mercadológicos da organização. O endomarketing está ligado ao setor de comunicação interna das empresas.
Além das noções de marketing, o endomarketing também trabalha com conceitos de recursos humanos. O objetivo do endomarketing é fazer com que os trabalhadores se sintam responsáveis pelo sucesso da organização.
O conceito completo de endomarketing está disponível no livro “Conversando sobre Endomarketing”, lançado em 1995, por Saul Bekin. Hoje, o endomarketing está presente na comunicação empresarial de todas as grandes empresas.