Como convencer um dependente químico a se tratar?

Se você convive com um usuário de drogas ou até mesmo com um alcoólatra, sabe muito bem que um dos sintomas do vício é exatamente a negação, a qual envolve a defesa do orgulho, a fuga dos problemas diante da incapacidade de resolvê-los, questões emocionais, entre outros fatores. Mas então como convencer um dependente químico a se tratar em uma Clínica de Reabilitação

Bem, o primeiro passo começa com a informação, ou seja, é importante que você esteja inteirado(a) sobre a adicção e entenda que a dependência química e o alcoolismo são uma doença. Isso quer dizer que o drogado ou o alcoolista apresentam um quadro sintomático bem como são dependentes física e psicologicamente da droga e/ou do álcool. 

Como convencer um dependente químico a se tratar?

Um ente querido ou qualquer pessoa viciada em crack, cocaína ou outra substância psicoativa toxicodependente está refém do vício. A droga já não é mais utilizada por entretenimento, mas por necessidade do corpo e da mente, que transmitem uma mensagem constante e permanente ao usuário de que ele não consegue viver sem se drogar.

Contudo, a dependência química e o etilismo possuem causas relacionadas principalmente a questões internas não trabalhadas como, por exemplo, um divórcio, a morte de uma pessoa querida, a perda de emprego, a falta de atenção dos pais, entre outras. Por isso, para que você tenha como convencer um dependente químico a se tratar, você pode tentar o seguinte:

  • Seja forte por você e por ele(a), evitando chorar ou discutir, pois tudo isso gerará ainda mais culpa na vida do viciado, o qual correrá para as drogas ou para o álcool. É algo delicado e você é humano, portanto, procurar desabafar com pessoas de confiança e buscar ajuda profissional de um psicólogo poderá ajudar. 
  • Em um momento de sobriedade, caso seja possível, converse com essa pessoa, mostre as consequências do alcoolismo e/ou das drogas, as perdas, e explique a situação. Diga que ele(a) está doente e, no momento, não é capaz de enxergar dessa forma, e apresente a clínica de recuperação para dependentes químicos Nova Aurora ao adicto, convidando(a) para uma simples visita. 

Você também poderá mostrar casos de pessoas que foram viciadas, fizeram o tratamento da dependência química e/ou do alcoolismo, e como mudaram. Essa é uma outra dica de como convencer um dependente químico a se tratar que poderá dar certo!

Veja também: A importância do toque para o coração e a mente

Devo recorrer à internação involuntária?

O internamento involuntário, também chamado de internação compulsória, deve ser o último recurso. Sendo assim, se o usuário de drogas ou alcoólatra nunca foi internado, o ideal é convencê-lo a se tratar, a não ser que o indivíduo esteja em um grau de dependência muito grave, aí sim você poderá interná-lo involuntariamente. 
Seja qual for a sua necessidade, conte com o CT Nova Aurora (Clínica de Reabilitação em Recife)e entre em contato, pois também queremos ouvir você e lhe dar o apoio de que necessita de forma que, juntos, tenhamos como convencer o dependente a se tratar, e assim mudar sua história de vida!