Vídeos

Charles Chaplin

No dia 16 de Abril de 1889, na cidade de Londres, nasce Charles Spencer Chaplin, mais conhecido como Charles Chaplin, um artista extremamente talentoso que fez história na cinematografia. Chaplin começou sua fantástica carreira como mímico e durante algum tempo, realizou algumas excursões, isso até o ano de 1913 quando, em uma de suas viagens pelos Estados Unidos, conheceu Mack Sennett, um cineasta que não pensou duas vezes para contratar Chaplin para atuar em seus filmes.

Charles Chaplin tinha um olhar atento e sensível prova disso são seus trabalhos que traziam em seu contexto o cunho social, o vagabundo, uma de suas personagens mais conhecidas traduz claramente a visão que possuía do mundo na época em que estava inserido, porém, vale lembrar que essas denúncias sociais sempre eram feitas de maneira engraçada e inteligente.

No ano de 1918, foi um grande ano para o artista que, devido ao sucesso, conseguiu abrir sua própria empresa de cinema. Com o poder de decisão sobre os roteiros, trilhas sonoras e etc., Charles Chaplin criticou ainda mais claramente os problemas sociais, dando destaque para a miséria e a falta de emprego. No ano de 1929 foi contemplado com um Oscar Honorário pelo filme O Circo.

Chaplin também era fiel as suas raízes e por isso era completamente a favor que o cinema continuasse mudo, no entanto, percebendo os avanços da tecnologia e o desejo das pessoas por histórias mais completas e faladas, acabou deixando-se levar pela modernidade e lançou grandes filmes falados: Tempos Modernos, Luzes da Ribalta e O Grande Ditador que deixava bem claro a opinião do cineasta quando ao fascismo.

Outra época importante para o cineasta foi a década de 1930, quando seus filmes foram considerados contrários a moral, aos bons costumes e subversivos, no entanto, vale lembrar que a temática abordada nos trabalhos de Chaplin denunciava os abusos de poder, a repressão e etc, e foi exatamente por isso que foram proibidos na Alemanha, porém, os filmes de Chaplin foram traduzidos para diversos idiomas, tais como: francês, espanhol, português e alemão.

No ano de 1965, Chaplin publicou, Minha Vida, sua autobiografia e no ano de 1972, recebeu outro Oscar Honorário pela trilha sonora de Luzes da Ribalta e no dia 25 de Dezembro de 1977, o grande cineasta fechou suas cortinas para sempre.

Abaixo os longas de maior sucesso do artista:

O idílio desfeito -1914

Os clássicos vadios – 1921

O garoto – 1921

Casamento ou luxo? – 1923

Em busca do ouro – 1925

O circo – 1928

Luzes da cidade – 1931

Tempos modernos – 1936

O grande ditador -1941

Monsieur Verdoux – 1947

Luzes da ribalta – 1952

Um rei em Nova York – 1957

A condessa de Hong Kong -1967

Charles Chaplin

robinho.net

Penso logo escrevo =D. A palavra tem poder. Sou um ciclista aos finais de semana que ama trabalhar como redator web. Pesquisar e escrever além de ser meu trabalho, é meu hobby!
Botão Voltar ao topo