Quem tem carro já deve ter se deparado com algumas situações inusitadas que necessitaram de ajuda para resolver. Uma das situações que pode surgir no carro de qualquer proprietário, é a luz de injeção eletrônica acender.

Mesmo que a gente dê assistência ao carro constantemente, alguns imprevistos podem acontecer, e esse é um dos mais frequentes.


Injeção eletrônica

A injeção eletrônica é um sistema importantíssimo para que o carro funcione corretamente, uma vez que ele comanda toda a alimentação do combustível para o motor, gerenciando também o motor. Esse sistema inicia o seu funcionamento a partir do momento que giramos a chave na ignição, mesmo sem ligar o motor. A Central de injeção eletrônica verifica o sistema, se está em perfeitas condições de funcionamento. Então há o start do funcionamento da bomba de combustível, de forma que a Central verifica a continuidade elétrica e outros sensores e atuadores.

O funcionamento equivocado da injeção eletrônica pode, portanto, prejudicar o funcionamento do carro, já que é por meio dela que sabemos que há algo errado.

A luz acendeu, e agora?


A luz da injeção eletrônica normalmente se parece com um motorzinho desenhado, podendo ser vermelha ou amarela de acordo com a marca do carro. Pode haver ainda um triângulo, ou ainda um raio, além da palavra check embaixo.

Se, por acaso, você perceber que a luz da injeção eletrônica está piscando ou simplesmente acesa, procure um mecânico de sua confiança. O problema do carro estará registrado na Memory Fault (memória de falhas da central), de forma que poderá ser identificado e resolvido com auxílio de um scanner.

Antes de se desesperar, entretanto, você pode desligar o carro, esperar alguns minutos e então ligar novamente, verificando se permanece acesa ou intermitente. Somente na oficina o problema deverá ser resolvido, portanto mesmo que haja a luz permanente, dirija até a oficina - o que é possível graças ao sistema de injeção, que possui alguns artifícios para permanecer funcionando o motor em casos de falhas.

Isso, entretanto, não deve ser usado como justificativa para deixar a visita ao mecânico para depois, pois algo que poderia ser simples de resolver pode se tornar um pesadelo em questão de trabalho e gastos. Também por isso a manutenção e a revisão constantes são tão importantes - além de, é claro, a segurança que isso garante.


O que pode ser?

Essa luz, quando acesa, pode indicar inúmeros problemas em potencial no veículo. Quando acende somente esporadicamente, pode representar problemas mais simples, como por exemplo a leitura da sonda lambda, que pode acontecer devido a um mal contato, ou ainda pelo uso de combustível de má qualidade. Pode, ainda, representar problemas no catalizador, quando a peça está entupida ou não realiza de forma adequada o trabalho que deveria.

Se acender mais frequentemente, entretanto, pode simbolizar alguns problemas mais graves, que proporcionam problemas na hora de dar a partida no motor, perda de potência, aumento do consumo de combustível e até mesmo alguns cortes durante o funcionamento. É essencial procurar ajuda de um mecânico, pois muitos podem ser os problemas apresentados no veículo, e somente um profissional poderá avaliar corretamente a situação.

Compartilhe esse texto: