Wi-Vi, tecnologia para enxergar através das paredes

  • Categoria: Tecnologia
  • 1130 Visualizações

Uma nova tecnologia promete tirar a tranquilidade e a privacidade das pessoas. Imagine como seria poder espiar os vizinhos por meio de uma visão de raio-x.

Um grupo de pesquisadores garante ter criado a visão Wi-Vi. Segundo os estudiosos do MIT - Instituto de Tecnologia de Massachussetts, a equipe chegou a um dispositivo de baixo custo capaz de ver através das paredes.

A nova tecnologia foi inventada para ser empregada em missões de busca e salvamento, mas pode também ser usada em situações não tão nobres.

A grande vantagem desse dispositivo é seu baixo consumo de energia. Além disso, ele é portátil e simples de usar. Por meio dessa invenção será possível ver através de portas e janelas fechadas.

O sistema foi apelidado de "Wi-Vi". Ele envia um sinal Wi-Fi de baixa potência e utiliza seus reflexos para controlar os movimentos dos seres humanos, mesmo por trás de uma parede.

O Wi-Vi será apresentado na conferência SIGCOMM, em Hong Kong, em agosto de 2013. A configuração do aparelho usa duas antenas de transmissão e um receptor.

Os pesquisadores envolvidos no projeto garantem que o sistema também poderá ser utilizado para segurança pessoal. Por ser portátil, seria possível carregar o Wi-Vi e conseguir identificar se alguém está te seguindo.

O trabalho foi realizado por Fadel Adib and Dina Katabi, do MIT, nos Estados Unidos. O sistema utiliza um conceito semelhante ao do sonar e do radar de imagens.

O aparelho possui uma precisão eficiente e torna fácil o rastreamento de uma pessoa se movimentando por trás de uma parede. A expectativa é que o sistema final seja disponibilizado para smartphones e dispositivos portáteis especializados.


Via: Idgnow, Gmanetwork.

Assuntos Similares

Comentários: