Termo alien é racista e cientistas precisam encontrar outra palavra para nomear extraterrestres

  • Categoria: Curiosidades
  • 846 Visualizações

O uso do termo alien nos dias de hoje, quase sempre nos remete a dois grupos: extraterrestres ou imigrantes. É comum ouvir insinuações preconceituosas sobre estrangeiros que vivem como imigrantes nos Estados Unidos ou na Europa, por exemplo. Por isso, o conceito de alien ou estrangeiro tem sido apontado como racista.

A palavra "estrangeiro" tem uma história curiosa. O termo vem de Alienus, palavra latina que significa "pertencente a outra pessoa". A palavra surgiu em meados do século 14 e foi inicialmente usada para descrever algo estranho ou de origem estrangeira.

Quando os monges da idade média usavam o termo alienígena, eles o faziam com o significado de algo pouco natural dentro do contexto da sociedade. O primeiro uso registrado de alien com o significado de fora da Terra aconteceu em 1920.

Desde o início, os aliens foram imaginados com uma forma corpórea estranha, com pele cinzenta e grandes olhos. Filmes de sucesso no cinema solidificaram essa associação.

O gênero invasão alienígena cresceu na década de 1950, quando os estúdios lançaram filmes como: Not of This Earth e Devil Girl From Mars, repleto de conotações negativas. As produções ajudaram a dar um sentimento racista ao termo "alien", sugerindo algo ameaçador.

Um estudo da Universidade da Califórnia, de 1997, mostrou que essa realidade ajuda a reforçar e fortalecer o sentimento nativista contra membros de novos grupos de imigrantes, o que, por sua vez, influencia as respostas dos Estados Unidos para questões de imigração e direitos humanos. Ainda assim, o governo federal continua a usar "alien" como um termo comum para descrever imigrantes e trabalhadores estrangeiros.

Diante dessa avaliação, os cientistas deveriam encontrar um termo menos depreciativo para designar possíveis habitantes de outros planetas do universo. Os pesquisadores estão dedicando recursos para investigar se existe vida inteligente em outros planetas. Este estudo é bastante sério e, por isso, é necessário ponderar a questão da politização e da problemática da palavra alien. Quanto mais cedo se definir o termo politicamente correto, mais preparados os seres humanos estarão para estabelecer um contato produtivo com uma sociedade extraterrestre quando chegar a hora.

Via Inverse.

Assuntos Similares

Comentários: