Sílaba e Divisão Silábica - Português

  • Categoria: Educação
  • 341 Visualizações

Nas aulas de Português, aprendemos o que são as sílabas e as regras para a divisão silábica. O conceito de sílaba é bastante simples. Como regra geral, uma sílaba é um grupo de fonemas que, em determinada palavra, é pronunciado de forma separada.


Veja um exemplo:

CasamentoA palavra casamento tem 4 sílabas: Ca – Sa – Men – To.

Dessa forma, fica fácil visualizar que cada grupo pronunciado em uma mesma emissão de voz é uma sílaba. No português, é importante compreender que as sílabas sempre terão uma vogal como núcleo, ou seja, não existem sílabas sem a presença de uma vogal.

Ao contarmos o número de sílabas em uma palavra, estamos aptos a realizar a divisão silábica, que mostra exatamente quantas sílabas aquela palavra tem. Com isso, é possível classificar as palavras de acordo com o seu número de sílabas.

A divisão silábica é, então, a identificação das sílabas nas palavras. Levando em consideração que cada sílaba tem apenas uma vogal nuclear, basta contarmos quantas vogais tem uma palavra para termos a ideia de como deve ser sua divisão silábica. Vale ressaltar também que algumas palavras podem ter a presença de uma vogal e uma semivogal na mesma sílaba, o que dá origem a um ditongo.

Como fazer a divisão silábica?

A divisão silábica acompanha exatamente a pronúncia das palavras. Isso significa que qualquer pessoa, mesmo não alfabetizada, é capaz de realizar a divisão das sílabas em casos mais simples.

As regras da divisão silábica têm como base a fonologia e seguem o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, de 1990. Confira a classificação das palavras, de acordo com a divisão silábica:

Monossílabas: palavras que possuem apenas uma sílaba. Exemplos: mãe, pai, flor, céu, meu.

Dissílabas: palavras que possuem duas sílabas. Exemplos: bola, café, transpor, casa.

Trissílabas: palavras que possuem três sílabas. Exemplos: cidade, cinema, próximo, costume.

Polissílabas: palavras que possuem quatro sílabas ou mais. Exemplos: esperança, avenida, cachoeira, guardanapo.


Regras:

  • Não se separam os ditongos e tritongos.
  • Não se separam os dígrafos ch, lh, nh, gu, qu.
  • Não se separam os encontros consonantais que iniciam sílaba.
  • Separam-se as vogais dos hiatos.
  • Separam-se as letras dos dígrafos rr, ss, sc, sç xc.

Assuntos Similares

Comentários: