Saiba mais sobre a Mineração no Brasil

  • Categoria: Educação
  • 149 Visualizações

A mineração sempre fez parte do contexto básico da economia do Brasil. Desde os tempos do Brasil colônia, a mineração foi também responsável por parte da ocupação de território do país. O setor representa atualmente cerca de 4% do PIB.

Os minérios extraídos no país são extremamente importantes para o setor industrial. Metalúrgicos, siderúrgicos, fertilizantes e petroquímicos são os segmentos responsáveis por fomentar economicamente a exploração de minério em zona brasileira. No ano de 2000 o setor chegou a atingir a marca de 8,5% do PIB.

Historicamente a mineração começou no século 18 com expedições que buscavam ouro, prata, cobre, diamantes e esmeraldas. As principais áreas exploradas nesse tempo correspondem hoje ao território dos Estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.

A descoberta de metais e pedras preciosas despertou o interesse de pessoas em Portugal e de outros lugares do Brasil. Todos queriam a riqueza.

Junto com a mineração, o comércio interno foi crescendo e a formação de vilas e cidades na colônia, isso proporcionado pela atividade tropeira.

Hoje em dia, os principais produtos da mineração nacional são nióbio, minério de ferro, tantalita e manganês.

Assuntos Similares

Comentários: