Quantos satélites ativos existem hoje?

  • Categoria: Tecnologia
  • 2768 Visualizações

Existem dois tipos de satélite: o natural e o artificial. Chamamos de satélite natural todo astro que circula em volta de um planeta principal, como é o caso da Lua em relação à Terra, ou de outros corpos celestes. Já o satélite artificial é um objeto produzido pelo homem com fins científicos específicos, nessa categoria estão os satélites espiões, os satélites meteorológicos e os satélites de comunicação.

Os satélites naturais são conhecidos como luas ou também como planetas secundários. Até setembro de 2011, trezentos e setenta e cinco astros haviam sido classificados como luas dentro do Sistema Solar, dos quais 169 orbitavam planetas e 206 orbitavam corpos menores (estrelas).
Qualquer objeto fabricado pelo homem e colocado em órbita no espaço é considerado um satélite artificial. O primeiro país a colocar um satélite no espaço foi a União Soviética, em 1957. A partir daí, com a evolução tecnológica, milhares de objetos foram lançados para fora do planeta Terra.

Os números não são exatos, mas estima-se que cerca de 4.600 satélites já foram construídos e enviados ao espaço, mas apenas 500 unidades continuam em atividade. Esse montante de satélites inativos gerou o que chamamos de lixo espacial, que também é composto por partes e dejetos de naves espaciais que são descartadas após o lançamento.

Comentários: