Qual o avião comercial mais rápido do mundo?

  • Categoria: Curiosidades
  • 1755 Visualizações

Com capacidade para transportar de oito a dez passageiros, fora a tripulação, o Cessna Citation X é atualmente o avião comercial mais rápido do mundo. Desenvolvido e fabricado nos EUA pela companhia americana Cessna Aircraft Company, trata-se de uma aeronave intercontinental de médio porte e alta performance para uso comercial.

O protótipo surgiu a partir do projeto de outro jato executivo intercontinental, o Cessna Citation VII, que foi quase completamente reformulado a ponto de se tornar irreconhecível. As principais alterações foram na aerodinâmica, com inserção de asas de enflechamento acentuado e motorização turbofan Rolls Royce.

O Citation X mede 22 metros de comprimento, 19,48 metros de envergadura e 5,76 metros de altura, atinge uma velocidade de cruzeiro de 950 km/h. Seus principais concorrentes são o Israel Galaxy (atuamente Gulfstream G200), o Falcon 2000 e principalmente o Hawker 4000 (anteriormente Hawker Horizon).

Para comprar um jato desse porte, será preciso desembolsar cerca de 20 milhões de dólares. Mais de 300 unidades do Citation X foram vendidas até hoje pela fabricante Cessna.

Assuntos Similares

Comentários: