Prudente de Morais

  • Categoria: Educação
  • 1951 Visualizações

Prudente José de Morais e Barros foi presidente do Brasil. O político nasceu no dia 4 de outubro de 1841, na cidade de Itu, interior de São Paulo. Prudente de Morais também foi advogado, formado pela Universidade de São Paulo em 1863.

O primeiro cargo político importante de Prudente de Morais foi o de presidente do estado de São Paulo. Em seguida, o político passou pelos cargos de senador, presidente da Assembleia Nacional Constituinte e, finalmente, se tornou o terceiro presidente do Brasil.

Prudente de Morais fazia parte da oligarquia cafeicultora de São Paulo. O político era descendente dos primeiros colonizadores do Estado.

Em 1873, Prudente de Morais entrou para o Partido Republicano Paulista (PRP). O político defendeu a República, o abolicionismo e o federalismo. Ele venceu as eleições presidenciais em 1 de março de 1894 e tomou posse no dia 15 de novembro do mesmo ano.

Prudente de Morais foi o primeiro presidente do Brasil eleito por voto direto. Ele teve 276.583 votos e venceu seu opositor Afonso Pena. Os quatro anos de governo de Prudente de Morais foram marcados pela Revolta Federalista do Rio Grande do Sul e por medidas inovadoras.

Prudente de Morais foi um presidente popular. Ele deixou o cargo em 15 de novembro de 1898, sendo substituído por Campos Sales. Após deixar a presidência do Brasil, Prudente se mudou para a cidade de Piracicaba, onde voltou a trabalhar como advogado.

O político morreu por tuberculose em 13 de dezembro de 1902. Ele está enterrado no Cemitério da Saudade, em Piracicaba. Como homenagens póstumas, o nome do político foi dado às cidades de Presidente Prudente (SP), Prudentópolis (PR) e Prudente de Morais (MG).

Assuntos Similares

Comentários: