Por que soluçamos?

  • Categoria: Curiosidades
  • 991 Visualizações

Muitos fatores explicam a ocorrência dos soluços, entre eles o consumo de bebidas alcoólicas, a falta de água no organismo, a redução brusca da temperatura corporal, o refluxo gástrico e a carência de vitaminas. Também é muito comum observar a ocorrência de soluço durante episódios de choro compulsivo.

O soluço é um reflexo motor provocado pela contração involuntária e espasmódica de um músculo chamado diafragma. Após a contração há um breve relaxamento muscular que possibilita a entrada do ar no estômago e sua consequente expulsão, gerando assim um ruído característico e até certo ponto, cômico.

Em geral, os soluços são benignos (no sentido de não causarem mal à saúde) e cessam sozinhos em alguns minutos. Contudo, em alguns casos, pode apresentar-se como sintoma de alguma doença crônica grave, o que exige acompanhamento médico.

Popularmente, existem muitas formas para conter o soluço, mas nenhuma delas tem eficácia comprovada em 100% dos casos. Entre os métodos utilizados para conter o soluço estão: levar um susto, prender a respiração, tomar um copo d’água e plantar bananeira (ficar de cabeça para baixo), seja qual for a maneira de combater o soluço, o esforço deve ser no sentido de forçar o diafragma para facilitar a sincronização com a respiração natural.

Assuntos Similares

Comentários: