Por que quando envelhecemos nosso cabelo fica branco?

  • Categoria: Curiosidades
  • 1172 Visualizações

A cor do cabelo, assim como a cor da pele e dos olhos, é determinada pela presença de melanina, uma espécie de pigmento produzido por células específicas do tecido epitelial.

Pessoas com o cabelo escuro possuem maior produção de melanina, ao passo que pessoas de cabelo claro possuem uma produção reduzida. O mesmo acontece com a pele e os olhos, quanto mais escuros, maior é a concentração de melanina.

Melanina é um tipo de composto polimérico derivado da tirosina, presente nos reinos animal, vegetal e protista. No caso dos mamíferos, além da pigmentação da pele, dos cabelos e dos olhos, a melanina é também responsável por proteger o corpo da ação maligna dos raios solares.

À completa falta de melanina no organismo damos o nome de albinismo. Esse fenômeno atinge uma pequena parcela da população e requer muitos cuidados, principalmente quanto à exposição aos raios solares e iluminação intensa, pois a pele e os olhos se tornam extremamente sensíveis à luz e ao calor.

Com o tempo, as células responsáveis pela produção maciça de melanina entram em declínio, param de trabalhar e morrem. Fora isso, a condição genética e contextos de estresse emocional também influenciam no processo de branqueamento precoce dos cabelos.

Assuntos Similares

Comentários: