Por que ficamos doentes?

  • Categoria: Saúde
  • 448 Visualizações

É normal que constantemente fiquemos doentes, com inúmeras razões para que a doença se manifeste trazendo sintomas físicos. Aceitamos isso como algo normal, mas se ficamos doentes, é porque algo está errado em nosso organismo. Existem doenças que acontecem em decorrência de motivos externos, e outras que acontecem por motivos internos. A medicina convencional, assim como a medicina alternativa, auxilia no tratamento das doenças provocadas por motivos externos, mas é preciso dar uma atenção maior quando se trata de motivos internos, já que é o próprio organismo que está criando os sintomas, estando diretamente relacionada a uma situação em que há a perda de equilíbrio da saúde.


Causas externas

O organismo fica exposto a situações em que não consegue se defender, assim como quando ingerimos um alimento estragado, ou mantemos má postura (podendo vir a desenvolver problemas na coluna ou em órgãos internos), entre outros. Alguns metais pesados podem trazer malefícios para a saúde, como o mercúrio, alumínio, cádmio, níquel, entre outros, presentes em situações do cotidiano, como a fumaça de fábricas e de cigarros, os pesticidas, tintas para pintura de casas, entre outros.

Antibióticos também podem ser causa de doenças, quando usados de forma excessiva, criando uma série de problemas digestivos, já que eliminam também as bactérias boas, presentes no intestino. O xenoestrógeno é uma das substâncias impuras mais comuns no organismo, e é encontrada em recipientes plásticos, copos, embalagens de isopor, alimentos enlatados, produtos de higiene pessoal, entre outros.


Causas internas

A desnutrição é um dos problemas internos pelos quais ficamos doentes. Os alimentos atualmente não são nutritivos como eram antigamente, e em sua maioria, são processados e vendidos sem quase ter nutrientes em sua composição. Isso faz com que o organismo esteja mais enfraquecido.

Estando enfraquecido, o organismo passa a não conseguir se defender adequadamente, o que acaba abrindo portas para que bactérias e vírus se instalem, além de outros fatores determinantes para causar doenças diversas.

Algumas doenças, ainda, podem nos atingir em decorrência de problemas na mente, que acabam refletindo para o corpo. As doenças psicossomáticas, ao invés do que a maioria pensa, não são imaginárias, mas muito reais, como as que são provenientes de má formação de órgãos, por exemplo. Um grande exemplo disso, é a úlcera nervosa, que acomete diversas pessoas nos dias de hoje. Segundo pesquisas, inclusive, entre 70% e 90% das doenças que acometem à população nos dias atuais, tem origem emocional.

Assuntos Similares

Comentários: