Por que as fezes saem líquidas quando temos diarreia?

  • Categoria: Saúde
  • 4261 Visualizações

O corpo humano utiliza-se de muitas estratégias para expulsar certos “intrusos” do organismo. A diarreia é uma dessas estratégias e ocorre quando o trato intestinal se encarrega de sua própria limpeza e recuperação.

Por isso, costumamos dizer que a diarreia é um mal necessário, pois é ela que irá promover a completa recuperação dos intestinos. Muitas podem ser as causas da diarreia: viroses, bactérias, fungos, verminoses, intoxicações alimentares e várias outras.

Os intestinos são responsáveis pela absorção da água que bebemos e também pela extração da água contida nos alimentos que ingerimos, além disso são eles os órgãos catalizadores de outros líquidos produzidos pelo organismo, como secreções, saliva, suco gástrico e bile.

Em condições normais as fezes possuem uma consistência sólida e macia, mas qualquer alteração no trânsito intestinal pode provocar uma diarreia, que nada mais é do que o organismo tentando voltar ao normal.

As fezes saem líquidas durante a diarreia porque permanecem por pouco tempo dentro dos intestinos, o que dificulta a absorção da quantidade adequada de água e sais minerais pelo organismo, por isso é de extrema importância que o paciente se reidrate sempre que evacuar e faça uso do soro para recompor a flora intestinal.

Assuntos Similares

Comentários: