Peixe pega resfriado?

Uma criação de peixes em North Yorkshire, no Reino Unido, foi atingida por uma doença infecciosa rara que levou milhares de peixes à morte. O surto de septicemia hemorrágica viral (SHV) foi investigado por cientistas e notou-se que o problema não apresenta riscos para os humanos.

A equipe de pesquisa do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologias (NIST) apresentou um estudo sobre a estrutura genética e a reprodução do vírus que atingiu o salmão. O problema ficou conhecido popularmente como gripe de peixe. No entanto, não podemos dizer que os peixes pegam resfriados.

O que aconteceu nesse caso foi um fato raro de um vírus capaz de se replicar. A situação causou preocupação aos piscicultores e biólogos marinhos.

Segundo Robert Brinson, cientista do Instituto de Pesquisa de Biociências e Biotecnologia (IBBR) em Rockville, Maryland, a literatura da família desse vírus que atingiu os peixes incluiu tanto os tipos de gripe humana, quanto os de gripe animal.

Os cientistas também afirmaram que o vírus da “gripe do peixe” pode ser usado como um modelo experimental para a compreensão da replicação de vírus em humanos.

Assuntos Similares

Comentários: