O que são doenças não contagiosas?

  • Categoria: Saúde
  • 8305 Visualizações

As doenças não contagiosas são aquelas que não podem ser transmitidas de uma pessoa para a outra por meio do contato direto. Essas doenças geralmente são crônicas, não infecciosas ou são respostas do próprio organismo a uma situação específica, como vícios, obesidade, hábitos de vida prejudiciais à saúde, etc.

Assim, toda doença não contagiosa é, na verdade, uma doença não-transmissível. Dentro desse grupo estão várias doenças caracterizadas pela ausência de microrganismos.

As doenças não contagiosas não causam situações epidêmicas, mas podem representar riscos à saúde pública. Algumas doenças não contagiosas são graves e necessitam de um tratamento qualificado e prolongado.

Atualmente, existem diversas campanhas que abordam a importância da prevenção das doenças não transmissíveis, principalmente as doenças crônicas que atingem grande parcela da população por conta do sedentarismo, da obesidade e do consumo excessivo de alimentos fast food.

As doenças não contagiosas têm um grande impacto sócio-econômico sobre os sistemas de saúde do mundo. Muitos governos têm adotado políticas públicas para reduzir os índices dessas doenças.

Entre as principais doenças não contagiosas da atualidade, podemos citar o Câncer, o Diabetes, a Cirrose, a Hipertensão e as Doenças Cardíacas.

Assuntos Similares

Comentários: