O que pode ser quando sentimos dor na nuca?

  • Categoria: Saúde
  • 1104 Visualizações

Provavelmente em algum momento de sua vida você já sentiu, ou virá a sentir dores na nuca. Nem sempre isso será motivo para preocupação, portanto fique calmo e analise exatamente onde está e como é essa dor. O ideal, ao sentir-se preocupado ou ter questionamentos sobre a origem da dor, ou sintomas relacionados a ela, é procurar auxílio de um médico clínico geral, que fará o direcionamento para a área correta a seguir. Vamos, abaixo, enumerar algumas das principais causas das dores na nuca. Confira:

1. Tensão muscular

Talvez se trate da causa mais comum das dores na nuca. A tensão muscular pode ser causada por inúmeros motivos, entre eles o estresse, que ocasiona contrações musculares; esforços físicos; e má postura. Ela pode afetar, além da nuca, outras regiões, irradiando a dor para a cabeça, braços e ombros.

Para tratar, é preciso corrigir a sua postura, realizando atividades físicas que estejam relacionadas e adequadas a essa causa. Além disso, a redução de estresse pode ajudar, e para alívio imediato, o uso de medicamentos relaxantes musculares e analgésicos podem ajudar.


2. Pressão arterial

Outro problema bastante comum é a hipertensão arterial sistêmica, que se refere à elevação repentina da pressão arterial. Normalmente, a pressão alta não apresenta sintomas, pois o organismo, pouco a pouco, enquanto os níveis de pressão sobem, adapta-se a isso.

Apesar de não haver cura para a hipertensão arterial, há um tratamento que deve ser feito por toda a vida, assim como as mudanças alimentares que podem ajudar. Essas e outras medidas, como reduzir a ingestão de sal e bebidas alcoólicas; reduzir os níveis de estresse; praticar atividades físicas; manter o peso adequado; não fumar; tomar os medicamentos mesmo quando a pressão está normal; entre outras, que irão evitar complicações renais e cardiovasculares.


3. Doenças virais

Em alguns casos, quando vem acompanhada de dores de cabeça e febre, a dor na nuca pode ser um sintoma de algumas doenças causadas por vírus e bactérias, como é o caso da meningite viral ou infecções, que podem afetar as membranas responsáveis pela proteção da medula espinhal, do encéfalo e de outras partes do sistema nervoso.


4. Hérnia de disco

Se houver dormência nas mãos, além das dores na nuca, pode se tratar da ruptura na membrana de um disco da coluna vertebral, que é chamada de hérnia de disco. Isso acontece principalmente quando há repetição de pequenos traumatismos, ou ainda lesões repentinas que, normalmente, são causadas por carregar ou levantar objetos pesados demais da forma errada.


5. Espondilite anquilosante

Trata-se de uma doença inflamatória da coluna vertebral que atinge mais homens do que mulheres. A doença é crônica, e pode ter complicações sérias se não for tratada, podendo, inclusive, incapacitar o paciente.


6. Bruxismo

Ranger ou morder os dentes, e sentir dores na face, na cabeça, na nuca e sentir alterações no sono, pode ser sinal de bruxismo. Trata-se de uma desordem bastante comum em crianças, e que pode vir a desaparecer com o passar do tempo. Mesmo assim, é importante procurar um dentista, pois pode haver desgaste nos dentes, gerando sensibilidade e, consequentemente, mais dor.

Assuntos Similares

Comentários: