O que pode ser quando sai sangue nas fezes?

  • Categoria: Saúde
  • 1088 Visualizações

A presença de sangue observada nas fezes é sinal de alerta! Apesar de ter algumas causas bem simples e fáceis de tratar, pode ser também um sinal de alerta para algumas doenças mais urgentes e mais graves. A presença de sangue vivo pode ser um sinal de que há uma hemorragia digestiva baixa, podendo estar localizada no ânus, no reto ou nos intestinos. Quanto mais perto do ânus for a ferida, mais vermelho estará o sangue.

Em contrapartida, uma grande quantidade de sangue nas fezes causa o mal cheiro e a coloração negra, e faz com que receba o nome de Melena. Normalmente esse sangramento está relacionado a uma hemorragia digestiva alta. Qualquer ferimento em qualquer ponto do sistema digestivo pode causar a presença, em quantidades pequenas ou grandes, do sangue nas fezes.

Principais causas do sangue nas fezes

As causas mais comuns são as fissuras anais, hemorroidas, úlceras no estômago, divertículos, pólipos intestinais, doenças inflamatórias, má formação vascular, endometriose (em mulheres), entre outras.


O que fazer?

É importante, antes de mais nada, observar a aparência das fezes. Ao notar o sangue, analise se está em torno das fezes, no meio das fezes em riscos, ou em todo o bolo fecal, que é quando fica negro, com bastante mal cheiro e pastoso. Você poderá notar, também, a presença de sangue no papel higiênico ao se limpar.

Quando isso acontecer, procure um médico gastroenterologista o quanto antes, e diga como o sangue estava presente nas fezes, de forma que ele possa passar as solicitações dos exames e para que seja descoberta a causa. O diagnóstico pode ser feito por meio de diversos exames, mas principalmente pela pesquisa de sangue oculto nas fezes e endoscopia digestiva, que poderão verificar a origem do sangramento.

Tratamento

O tratamento vai depender muito da causa do problema. O ponto de partida é, certamente, investigar de forma minuciosa, com auxílio e orientação de um médico especialista, a causa do sangue nas fezes, pois é preciso tratar a origem do problema, e não o sintoma.

Quando há presença de sangue vivo, normalmente não se trata de algo grave, mas não exclui a necessidade de procurar um médico para garantir que não seja grave. Caso se trate de sangramento relacionado ao esforço para evacuar, o ideal é investir em uma mudança na alimentação, passando a consumir bastantes legumes cozidos, além de frutas e verduras, e consumir muita água. Sucos laxantes, como de mamão com laranja, por exemplo, pode ajudar a evitar a presença de fezes ressecadas que causam esse tipo de sangramento.

Dor no ânus e sangramento

A presença de sangue vivo e a dor anal ao evacuar podem indicar que há presença de hemorroidas, que podem ser visíveis no exterior do ânus, ou estarem presentes no interior. Existem 4 graus de hemorroidas, sendo que as de 1º grau encontram-se no interior, de 2º grau saem somente durante a evacuação, e de 3º e 4º que se encontram visíveis, fora do ânus.

Os sintomas das hemorroidas podem envolver dores, não somente ao evacuar, mas quando a superfície do ânus entra em contato com o papel higiênico ou com as roupas íntimas, presença de uma bolinha pequena que aos poucos vai aumentando, sensação de que o reto não foi esvaziado completamente e coceira anal, que ocorre em decorrência da dificuldade de limpar por causa da dor, além, é claro, da presença de sangue.

Nesse caso, o tratamento pode ser, sempre com orientação médica, o uso de pomadas, banho de assento, entre outros, variando de acordo com o caso. Nos casos mais graves, pode ser necessária a intervenção cirúrgica.

Assuntos Similares

Comentários: