O que pode ser quando as vistas escurecem?

  • Categoria: Saúde
  • 16745 Visualizações

Também chamada de visão turva, a visão escurecida pode ter muitas causas no organismo humano. Trata-se, entretanto, de um acidente vascular cerebral, ou seja, um AVC, que pode ser causado por diversas razões, que serão explicadas em tópicos a seguir. Confira.


Diabetes

O aumento do açúcar no sangue de pessoas com diabetes pode deixar a visão turva, pois o açúcar se dilui nos tecidos e nos fluidos dos olhos. Isso faz com que o índice de refração dos órgãos - nos olhos, o grau que a pessoa enxerga - seja alterado. Para que sejam evitadas complicações, além das necessidades habituais, pacientes com diabetes devem consultar regularmente um oftalmologista, de modo a acompanhar de perto sua saúde ocular.


AVC

Após um AVC, pode ser que a pessoa tenha uma perda de campo visual, pois essa situação clínica pode acabar afetando uma área do cérebro que é responsável por processar as imagens. Quando o campo central é afetado, também pode haver a redução ou perda da definição visual.


Doença de Stargardt

Refere-se à uma doença hereditária que tem como um dos sintomas uma distrofia na mácula. Isto é, uma alteração na retina na porção central que é, justamente, onde as imagens se formam. Normalmente essa doença se manifesta em jovens e crianças, e pode causar a perda progressiva do sentido e da visão.


Catarata e glaucoma

Enquanto no glaucoma, há um embaçamento visual que, quando não tratado, prejudica a visão de forma irreversível, na Catarata, há recuperação por meio da cirurgia. Neste caso, há uma turvação progressiva que causa a perda da sensibilidade ao contraste e a perda da definição de cor.


Pressão baixa

Quando o paciente apresenta hipotensão, ou seja, pressão baixa, há uma diminuição do fluxo sanguíneo no cérebro - onde as imagens são captadas - e na retina. Assim apresenta-se a visão escurecida.


Infecção na córnea

Infecções na área da córnea podem trazer lesões que causam essa turvação da visão, mas de forma irreversível, variando de acordo com a área comprometida. A córnea é a estrutura transparente da frente dos olhos, onde a luz atravessa para que a imagem seja formada.


Outras causas

Casos de miopia, onde há um erro refrativo no foco da imagem dos objetos nos olhos, pode fazer com que a visão pareça turva.
Da mesma forma, astigmatismo e hipermetropia, que são doenças dos olhos bastante comuns, e presbiopia. Além disso, outros problemas podem estar envolvidos, como úlceras de córnea, moscas volantes (flutuadores oculares), degeneração macular relacionada à idade, ceratocone, uveíte, neuropatias óticas, pterígio, entre outros.


Sintomas associados

Um dos sintomas que podem estar associados à visão escurecida é a dor de cabeça que pode estar muito frequente, assim como a tontura. Se isso acontecer muito repentinamente, consulte imediatamente um médico, pois pode se tratar de doenças potencialmente graves, causadoras de danos irreversíveis na visão. A dor nos olhos e ver flashes de luz também são sinais de alerta, assim como dificuldade para realizar alguns movimentos ou ter dificuldade para falar. Quando os sintomas aparecem gradativamente, também é preciso procurar ajuda médica, mas com menos urgência.


Diagnóstico

Para o diagnóstico, procure um oftalmologista, que realizará os exames necessários, assim como analisará os sintomas associados para facilitar o diagnóstico. Não faça tratamentos caseiros, pois sua vista pode ser comprometida irreversivelmente em algumas doenças, portanto o caso exige um diagnóstico correto, assim como seu tratamento.

Assuntos Similares

Comentários: