O que pode ser quando a menstruação vem pouca?

  • Categoria: Saúde
  • 1492 Visualizações

Muitas mulheres se deparam com mudanças durante o seu período menstrual, e uma delas, é a mudança no fluxo. O que isso pode significar?

É essencial que as mulheres fiquem atentas, sempre, ao seu ciclo menstrual e suas mudanças, afinal, o corpo procura mandar sinais quando algo está errado ou diferente do habitual. A regularidade do ciclo, assim como a quantidade e a coloração que o sangue da menstruação apresenta, podem fazer toda a diferença na hora de entender o que é que está mudando no corpo feminino. Em algumas fases da vida da mulher, entretanto, é importante lembrar, há algumas mudanças no fluxo menstrual, e isso pode ser completamente normal. Existem, portanto, muitos motivos para a alteração do ciclo, envolvendo alimentação, atividade sexual, condições emocionais, condições gerais de saúde, entre outros.


O que significa estar com fluxo pequeno?

Se sua menstruação apareceu, mas veio em um fluxo menor do que o normal, fique calma: isso pode ser derivado de muitos fatores, e não somente a gestação. Adolescentes, principalmente, devem ficar relaxadas, já que as mudanças hormonais podem representar mudanças significativas nesse período, assim como as mulheres próximas da menopausa.

A prática de exercícios físicos por muitas horas ao dia pode acabar gerando essa diminuição no fluxo, já que ocasiona uma deficiência nos níveis de estrogênio.


Sangramento de nidação

O sangramento de nidação é um sangramento em pequenas quantidades, como se fosse só uma sujeira, e que pode acontecer no meio do ciclo menstrual, normalmente durando um dia. Se no período em que você deveria menstruar, veio um sangramento menor, não necessariamente significa que haja um problema, pois isso pode acontecer eventualmente.

Pode haver também o spotting, ou escape menstrual, que acontece quando a paciente faz uso de uma pílula anticoncepcional sem fazer pausas, ou um mesmo medicamento anticoncepcional por longos períodos sem troca, que é caracterizado por um sangramento com aparência de borra de café.


Pode significar gravidez?

Na realidade, sim. Não se trata, entretanto, de menstruação em si, mas de um sangramento que pode ser confundido devido à cor e à quantidade do sangue. É claro que, diante de qualquer suspeita de gestação, principalmente para mulheres que estão tentando engravidar, é essencial procurar ajuda médica e não se automedicar.

Não é incomum isso acontecer, em pequenas quantidades. Isso pode acontecer por causa da descamação de uma área menor do endométrio que, naturalmente, encontra-se mais espessa nesse período. Ainda podem haver hematomas retrovulares ,entre o útero e o embrião, ou até mesmo ameaça de aborto. Certamente, em qualquer período da gestação, é essencial procurar um médico urgentemente quando houver qualquer sinal de sangramento, pois isso deve ser investigado, por via das dúvidas.

O sangramento também pode representar a presença de alterações no colo uterino, miomas uterinos e pólipos endometriais ou endocervicais, entre muitas outras coisas. Além disso, podem ser causas as alterações hormonais, que são as mais comuns nessas situações. Os exames de gravidez, entretanto, fazem parte do processo de análise das causas do sangramento, já que se tratando de um bebê, são necessários outros cuidados.

Assuntos Similares

Comentários: