O que pode ser quando a menstruação atrasa?

  • Categoria: Saúde
  • 641 Visualizações

A primeira coisa que a maioria das mulheres pensa quando a menstruação atrasa, é em gravidez. Mas será que é somente disso que a menstruação atrasada é um sinal? É claro que este é o primeiro sinal de uma gestação, mas existem ainda inúmeros problemas que podem acabar atrasando a menstruação, e até mesmo as mulheres mais reguladas podem ter alguns dias de atraso sem que haja efetivamente algum problema.

Minha menstruação não veio, o que fazer?

Mesmo quando a menstruação atrasa um mês, é pouco provável que seja algo sério, mas se isso se repetir por alguns meses, pode-se considerar que a mulher está com amenorreia. Se for excluída a possibilidade de haver gestação, podemos chegar a conclusão de que há alguma doença por trás desse sintoma. Diante do atraso, mesmo de um mês, a melhor coisa a fazer é procurar orientação de um médico ginecologista para que seja excluída a possibilidade de gestação e, posteriormente, seja investigada a real causa do problema.

Quais são as principais causas do atraso menstrual?

1. Gestação

A primeira causa e a mais comum é a gestação. Se a mulher possui uma vida sexualmente ativa, é obrigatório pensar na gravidez antes de mais nada, pois é preciso tomar cuidados bastante específicos com alimentação e outros. Isso deve ser investigado mesmo que a mulher faça uso de contraceptivos. Mesmo que haja um pequeno sangramento após o atraso, a gestação não deve ser descartada sem que sejam feitos os exames.

2. Interromper o uso de anticoncepcional

Interromper o uso da pílula anticoncepcional pode fazer com que o ciclo natural demore a normalizar. Há casos em que a mulher ficou meses sem menstruar após interromper o uso da pílula. É importante, entretanto, procurar um médico para esclarecer quaisquer dúvidas.

3. Ansiedade

A ansiedade, assim como o estresse, pode, facilmente, interferir no sistema reprodutor. A produção hormonal, já que esta é regulada pelo hipotálamo, uma parte do cérebro. O estresse em decorrência da preocupação em estar ou não grávida devido a algum “acidente” em uma relação sexual, pode acabar causando esse atraso. Fazer o teste pode ajudar a relaxar e fazer a menstruação voltar ao normal.

4. Doenças

Algumas doenças, nem sempre graves, podem causar o atraso menstrual. Há casos em que simples resfriados, ou até mesmo cistites, podem ser responsáveis pelo atraso. O uso de antibióticos não provoca esse atraso, mas pode interferir na eficácia da pílula anticoncepcional. Medicamentos como antipsicóticos, corticoides, antidepressivos, imunossupressores, anti-hipertensivos e quimioterapia podem desregular o ciclo menstrual.

5. Mudanças no peso corporal, obesidade e magreza excessiva

Ganhar ou perder muito peso em pouco tempo pode causar também esse problema, já que as células de gordura do corpo ajudam a produzir o estrogênio, que é responsável pela maturação dos óvulos. Da mesma forma, a obesidade pode ser a causa do atraso, assim como a magreza excessiva ou a presença de distúrbios alimentares.

6. Problemas na tireoide

O funcionamento equivocado da tireoide, em excesso ou reduzido, podem acabar causando, também, mudanças no ciclo menstrual.

Assuntos Similares

Comentários: