O que pode ser quando a barriga fica dura?

  • Categoria: Saúde
  • 1272 Visualizações

Barriga dura é um termo popularmente usado pelas pessoas para definir a sensação que temos, de vez em quando, de aumento do volume abdominal, que pode estar associado a um desconforto e a gases. É difícil dizer exatamente o que é barriga dura, pois não se trata de um termo médico, mas sim popular. A “barriga inchada” como é chamada popularmente, pode, portanto, ser o acúmulo de gases, mas também gravidez, tumores abdominais, entre outros.

Causas
Chamada de distensão abdominal, a barriga dura tem um volume aumentado devido às substâncias em seu interior, que podem estar em qualquer estado. Além disso, pode haver somente o sentimento de estar inchado, mas não haver efetivamente o aumento da barriga.


Entre as causas mais comuns para o que chamamos de barriga dura, estão:


Excesso de gases

Nessa situação, há a presença excessiva de gases intestinais, que podem se formar em excesso devido ao consumo de alguns alimentos como feijão, ovos, leite, batata, milho, farelo de trigo, cereais, brócolis, aspargos, alho, repolho, couve-flor e bebidas gaseificadas, entre outros. Pode ser causada também pela intolerância a alguns alimentos.


Síndrome do Intestino Irritável

Nesse caso, trata-se de um distúrbio funcional do intestino, ou seja, há um problema com a função do órgão sem que haja qualquer alteração estrutural. O paciente pode apresentar alguns sintomas, como constipação e diarreia alternados, sensação de barriga inchada, cólicas abdominais, cansaço, náuseas, mal estar, aumento de gases, entre outros.


Constipação Intestinal

A constipação intestinal, ou prisão de ventre, é outra das mais comuns causas para a barriga dura. Pode não ter causa definida, mas também pode ser causada por diversos problemas de saúde, e quando persistir deve ser investigada.


Doença Celíaca

A doença celíaca nada mais é do que uma doença cuja origem é imunológica, e é caracterizada pela reação inflamatória do intestino delgado quando há ingestão de alimentos com glúten.


Gestação

Muitas mulheres, apesar de parecer tolo afirmar isso, chegam a fases avançadas da gestação sem saber que estão grávidas, sendo algo bastante comum em mulheres que estão com sobrepeso e com ciclo menstrual irregular. O feto, mesmo quando muito pequeno, expande o útero de forma que causa esse inchaço abdominal, característica da barriga dura.


Barriga d’água

Barriga d’água é como chamamos a ascite, caracterizada pelo acúmulo de líquido na cavidade abdominal, quase sempre representando a presença de uma doença mais séria.


Intolerância à lactose

A intolerância à lactose é o nome da doença que representa a dificuldade do organismo de digerir o açúcar presente nos produtos à base de leite. Entre os sintomas, além da barriga dura, encontramos a flatulência, diarreia e cólicas abdominais após a ingestão de leite e produtos lácteos. A diarreia, entretanto, não é um sintoma obrigatório da intolerância à lactose, portanto fique atento aos outros sinais.


Parasitoses

Diarreia, cólicas abdominais, assim como o excesso de flatulência podem significar que há parasitose, sendo que as mais comuns são a giardiase e a estrongiloidíase.


Menstruação

Em mulheres, o período pré-menstrual pode gerar o sintoma da barriga inchada, assim como aumento dos gases, cansaço e sensação de peso na barriga. É essencial, portanto, que os sintomas sejam bem observados e relatados ao médico.

Assuntos Similares

Comentários: