O que pode ser formigamento nas mãos?

  • Categoria: Saúde
  • 1675 Visualizações

A dormência é caracterizada pela falta de sensibilidade de alguma parte de nosso corpo, principalmente em mãos, pés, braços e pernas. O formigamento (também conhecido como parestesia) é uma sensação que, em geral, vem acompanhada da dormência e causa certo desconforto. Quando um nervo fica comprimido por algumas razões, ou então quando há má circulação sanguínea do sangue, o indivíduo sente o formigamento da parte do corpo em que estas situações ocorrem e deve prestar atenção aos principais indícios. Mesmo que o formigamento seja uma sensação passageira, pode oferecer causas e diagnósticos diversos para cada caso específico.


CAUSAS COTIDIANAS

O formigamento nas mãos, na maior parte das vezes, pode ocorrer por algumas situações cotidianas que realizamos normalmente, como dormir em cima do braço, repetição de movimentos (como mexer no computador ou alguma atividade física específica), segurar peso (como uma criança de colo ou bolsa pesada), dentre outros. Nestes casos, o formigamento sentido nas mãos tem efeito passageiro no indivíduo; porém, se o efeito não passar em pouco tempo, o indivíduo deve procurar um médico ortopedista.


TENDINITE

A tendinite é uma inflamação do tendão, que causa a vermelhidão do local afetado, inchaço e sensação de calor no local, como também o formigamento. Por conta de uma combinação de movimento repetitivo e postura inadequada, a tendinite pode surgir e gerar desconforto em quem a sente. A indicação de tratamento para este caso é o repouso, ingestão de remédios específicos e sessões de fisioterapia locais.


COMPRESSÃO DE NERVO

Um nervo do cotovelo, quando dobrado por um tempo mais elevado, pode causar o formigamento nas mãos, mais precisamente nos dedos mínimo e anular. A sensação tende a melhorar quando o indivíduo realiza alongamentos nesta região durante o dia ou procura trocar de posição a cada curto período de tempo.


SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO

Esta síndrome é mais frequente em mulheres acima dos 40 anos de idade, porém também pode ocorrer em homens e os jovens. A Síndrome do Túnel do Carpo é uma compressão realizada nos nervos localizados no punho (nervo mediano), por conta de o túnel ósseo ficar mais encurtado, causada principalmente por LER (lesões por esforço repetitivo) ou também em outros casos (gravidez, traumas na região, hipotireoidismo e menopausa) que tem como consequência o formigamento das mãos e a dificuldade em segurar objetos mais simples. Um médico especialista irá realizar alguns procedimentos médicos e exames como a eletroneuromiografia para analisar os efeitos desta síndrome. Se detectada, esta síndrome pode ser tratada com medicamentos ou até mesmo uma intervenção cirúrgica.


SISTEMA CIRCULATÓRIO

O indivíduo que possui algum problema circulatório, como a hipertensão ou diabetes, podem sentir os formigamentos em diferentes regiões do corpo, como também nas mãos, por conta das dificuldades de circulação sanguínea. Os sintomas podem ser controlados com a correta utilização de medicamentos prescritas pelo médico e o controle na alimentação e atividades físicas.


ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

O indivíduo que está em caso de AVC (ou até mesmo infarto) pode sentir variados sintomas, como fraqueza, dor no peito intensa, alterações de comportamento e na fala, desmaio, dentre outros, como também o formigamento. Neste caso, é importante que o indivíduo verifique todos os sintomas em conjunto e procure um centro de pronto atendimento o mais rápido possível, para evitar demais danos à saúde.


NEUROPATIA PERIFÉRICA

A Neuropatia Periférica é um dano que afeta os nervos distantes do cérebro ou medula espinhal, sendo mais próximas de pés e mãos. O formigamento nas mãos, neste caso, pode vir acompanhado de coceiras, perda de músculos e dormências.


DOENÇAS NEUROLÓGICAS

As doenças neurológicas, que já são sentidas por grande parte da população, podem causar diversos sintomas físicos nos indivíduos. A ansiedade e síndrome do pânico, por exemplo, são doenças que merecem uma atenção especial de quem as porta, de maneira que a ajuda psicológica seja imprescindível. O formigamento nas mãos é causado por problemas nos nervos ou deficiência de vitaminas.

Para cuidarmos da saúde de nossas mãos, devemos criar o hábito de nos alongarmos durante o dia (em meio ao trabalho ou alguma atividade repetitiva), fazendo movimentos vagarosos com as mãos e promovendo momentos de relaxamento das mesmas. Em todos os casos, analise outros sintomas paralelos ao formigamento e procure um médico especialista para diagnósticos mais precisos.

Assuntos Similares

Comentários: