O que é Nutrição Funcional?

  • Categoria: Saúde
  • 957 Visualizações

A Nutrição Funcional é um conceito aplicado por diversos profissionais de nutrição para criar dietas específicas para cada pessoa de acordo com suas individualidades bioquímicas. Esse área da nutrição leva em consideração a Ciência dos Nutrientes e busca prescrever dietas alimentares que se adequem aos sintomas, sinais e características de cada paciente.

Na nutrição funcional são levados em conta a carência e o excesso de nutrientes no organismo. O objetivo é corrigir os desequilíbrios nutricionais, melhorando o sistema imunológico e evitando processos alérgicos, doenças crônicas e outros problemas de saúde.

A nutrição funcional pode combater a obesidade, a depressão, a artrite, a síndrome do pânico, a osteoporose, o diabetes, entre outros distúrbios. A base de tudo é manter o equilíbrio do organismo.

A individualidade genética é muito importante para a nutrição funcional, pois é ela quem determina o nível de nutrientes, vitaminas, hormônios e neurotransmissores que cada um de nós precisa para viver bem. A Nutrição Funcional analisa a interação entre todos os sistemas do corpo para, depois, indicar os melhores alimentos para uma dieta equilibrada e saudável.

Essa área da nutrição tem aprovação do The Institute For Functional Medicine e do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional. Para saber mais sobre esse tipo de alimentação, é necessário buscar a ajuda de um profissional de nutrição especializado na área.

Assuntos Similares

Comentários: