O que é Filogenia?

  • Categoria: Educação
  • 2140 Visualizações

A Filogenia é uma área da biologia criada em 1966. O termo apareceu pela primeira vez no livro “Phylogenetic Systematics”, escrito por Hennig.

A Filogenia tem o objetivo de determinar conceitos de ancestralidade e descendência num determinado contexto de evolução. Segundo esta área, existem relações de ancestralidade comum entre grupos, baseadas em aspectos morfológicos, comportamentais, moleculares, entre outras características.

Para a biologia, a filogenia, ou filogênese, se caracteriza exatamente como o estudo das relações evolutivas entre espécies. As ligações que levam à evolução estão relacionadas ao sequenciamento de dados moleculares e matrizes de dados morfológicos.

A palavra filogenia vem do grego Filon, que significa “raça”; e genético, que significa "em relação ao nascimento". Os estudos filogenéticos mostram a história evolutiva de grupos taxonômicos, ou seja, dos grupos de organismos vivos.

A filogenia abrange o conceito de sistemática filogenética, um tipo de metodologia que representa as características derivadas de uma espécie e seu ancestral na árvore genealógica. De uma forma geral, as análises filogenéticas são de extrema importância para se conseguir estabelecer as origens evolucionárias das espécies vivas.

Assuntos Similares

Comentários: