O que é economia solidária?

  • Categoria: Finanças
  • 1074 Visualizações

Economia Solidária é um conceito inovador que estabelece uma nova maneira de produzir, vender, comprar e trocar. Esse tipo de economia determina que não exista a exploração, mas sim a cooperação da sociedade em prol do bem de todos. A economia solidária é uma alternativa inovadora para gerar trabalho e renda. Esse conceito é discutido na inclusão social.

A economia solidária tem como base atividades econômicas e sociais organizadas em cooperativas, associações, clubes de troca, redes de cooperação e empresas autogestionárias. A iniciativa reúne diversas atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito.

A economia solidária indica uma nova forma de estabelecer um desenvolvimento econômico sustentável, com geração de trabalho, oportunidades igualitárias de desenvolvimento e distribuição de renda. O conceito é contrário à lógica capitalista, que tem como base a exploração da força de trabalho e o lucro.

As principais características da Economia Solidária são: cooperação, autogestão, dimensão econômica e solidariedade. Entenda os conceitos:

Cooperação – União de esforços para atingir objetivos comuns. Envolve a propriedade coletiva, a partilha e a responsabilidade solidária.

Autogestão – Atividades exercidas de forma conjunta, onde os participantes estabelecem os processos de trabalho, a direção e a coordenação das ações.

Dimensão Econômica – Conceito relativo às bases de motivação para a reunião de esforços em organizações. Envolve elementos de viabilidade econômica e aspectos culturais, ambientais e sociais.

Solidariedade – Relativo ao caráter de solidariedade nos empreendimentos em busca de oportunidades de desenvolvimento e melhoria das condições de vida de um grupo de pessoas. Essa relação de solidariedade se estabelece em comunidade.

Assuntos Similares

Comentários: