Mussolini

  • Categoria: Educação
  • 645 Visualizações

Benito Mussolini foi um político italiano, filiado ao Partido Socialista. Ele iniciou sua trajetória política aos 17 anos de idade, depois de se tornar um militante. Mussolini também prestou o serviço militar italiano e ajudou a fundar o jornal “L’Avanti", do Partido Socialista.

Mussolini nasceu em 29 de julho de 1883, em Predappio, na Itália. Mais tarde, ele se tornaria um dos homens mais poderosos do país, sendo responsável pela criação do fascismo.

Em 1919, Mussolini passou a defender posições políticas da esquerda radical e do nacionalismo. O fascismo ganhou força num momento em que a situação socioeconômica da Itália ia muito mal.

Em 1922, os fascistas promoveram a "marcha sobre Roma", que finalmente levou Mussolini ao poder no país. Ele recebeu a missão de promover uma reforma no país e estabelecer um novo governo.

Durante o governo de Mussolini, os fascistas usaram meios violentos para reprimir adversários. O político implantou um regime ditatorial na Itália em 1925.

Em 1936, Mussolini começou a se aproximar de Hitler. Em 1939, Alemanha e Itália firmaram uma aliança, que ficou conhecida como "Eixo".

O fraco desempenho da Itália nas guerras levou os opositores a lutarem contra as forças fascistas no país. Em 1943, Mussolini foi deposto e preso. Ele ainda conseguiu fugir, com a ajuda de Hitler, mas não teve condições de restabelecer seu poder na Itália.

Mussolini tentou fugir para a Alemanha com sua amante, Clara Petacci, mas acabou capturado pela resistência italiana. O ditador e sua amante foram executados e ficaram expostos em praça pública. O ditador fascista morreu no dia 28 de abril de 1945.

Assuntos Similares

Comentários: