Gravidade - Física

  • Categoria: Educação
  • 1393 Visualizações

A gravidade é uma força que vem sendo estudada há muito tempo. Na física, os estudos sobre a gravidade avançaram graças a Galileu, Albert Einstein e Isaac Newton.

O filósofo Aristóteles também já tentava analisar a gravidade, propondo que um força existia na Terra pelo fato do nosso planeta ser o centro do universo. A lei da gravitação universal foi formulada por Isaac Newton. Segundo este estudo, o peso é a força que a gravidade exerce sobre um corpo devido à sua massa. Essa força atrai os corpos para a superfície da Terra.

Em todos os planetas do universo, a massa de um corpo sempre se mantém constante, mas o peso varia de planeta para planeta, dependendo da força gravitacional. É sabido que o tamanho de um planeta interfere na sua gravidade. Um exemplo básico disso é que no planeta Júpiter, o que tem a maior massa no sistema solar, a força gravitacional fica em 1/112 em comparação com a Terra.

A Teoria Geral da Relatividade, de Albert Einstein, criada em 1916, foi o primeiro passo para entendermos melhor a gravidade. Segundo Einstein, planetas e estrelas curvam o espaço à sua volta, gravitando em torno uns dos outros.

A Lei da gravitação universal aponta que dois objetos se atraem gravitacionalmente por meio de uma força proporcional à massa de cada um deles e também inversamente proporcional ao quadrado da distância que os separa. As ondas gravitacionais transmitem energia a partir das deformações no espaço-tempo.

Assuntos Similares

Comentários: