Geometria Analítica

  • Categoria: Educação
  • 1268 Visualizações

A Geometria Analítica, ou regras das coordenadas geométricas, faz uso da álgebra e foi iniciada pelos estudos do matemático francês René Descartes. Nessa área temos os conceitos e padrões do sistema de coordenadas cartesianas.

Os primeiros estudos de Geometria Analítica começaram no início no século XVII, com a criação de princípios matemáticos voltados a analisar as propriedades do ponto, da reta e da circunferência. Esses estudos avaliavam propriedades como distâncias, localização e pontos de coordenadas.

Podemos dizer ainda, que a geometria analítica apresenta a definição das formas geométricas em modos numéricos para demonstrar dados sobre o espaço.

Cientistas como Isaac Newton e Gottfried Wilhelm Leibniz também se dedicaram aos estudos da Geometria Analítica. Entre os objetos de estudo dessa área, temos: o Estudo Analítico do Ponto, o Plano Cartesiano, a Distância entre dois pontos, o Estudo da Reta, o Paralelismo, a Perpendicularidade, os Ângulos entre as retas, o Estudo da Circunferência, o Estudo das Cônicas, entre outros pontos.

Comentários: