Entenda o que é a Clinomania

  • Categoria: Saúde
  • 1383 Visualizações

Às vezes, rotulamos as pessoas que estão sempre cansadas e desanimadas como preguiçosas. Contudo, estes sinais podem indicar uma doença chamada Clinomania, caracterizada pelo desejo intenso de ficar constantemente na cama, dormindo ou não. As pessoas que apresentam este distúrbio são marcadas por fadiga extrema, depressão e desânimo.

A palavra clinomania vem do grego e significa obsessão por dormir. Os doentes apresentam um desejo de não se levantar nem mesmo para ir ao banheiro. O problema é um distúrbio comportamental de difícil diagnóstico. É comum que a doença seja confundida com distúrbio do sono, fadiga crônica ou depressão profunda.

Outros sinais da clinomania são: problemas para dormir, como apnéia e insônia, falta de interesse e rendimento nas atividades diárias e problemas sociais. É fundamental manter um acompanhamento médico para a doença. O desânimo e a falta de energia são marcantes nesse tipo de distúrbio e podem prejudicar o trabalho, os estudos, os relacionamentos afetivos e, até mesmo, a convivência familiar.

Para realizar um diagnóstico preciso, o médico precisa identificar no paciente um cansaço persistente, além de dores musculares, falta de energia, cefaleia, entre outros. Também é necessário descartar outras possibilidades de doenças antes de fechar o diagnóstico.

No tratamento, é importante avaliar todos os sinais e buscar uma ação multidisciplinar, com um acompanhamento psicológico. Pessoas com padrões de sono fora do comum, que dormem durante o dia e ficam acordadas durante a noite e madrugada; e com extrema dificuldade para realizar atividades matinais podem ser diagnosticadas com clinomania.

Assuntos Similares

Comentários: