Em uma década poderemos encontrar dez planetas habitados

  • Categoria: Você Sabia?
  • 1751 Visualizações

Em anos de pesquisa e exploração espacial, o homem ainda não conseguiu encontrar uma prova evidente da existência de vida em outros planetas. Mas, essa situação pode mudar dentro de uma década. É isso mesmo! Uma ferramenta empregada na busca por vida extraterrestre pode ajudar o homem nessa empreitada.

E quem pensa que essa nova ferramenta é um telescópio espacial revolucionário, se engana. O homem poderá encontrar vida extraterrestre fazendo uso de uma equação matemática.

Os sinais de vida em planetas extrassolares devem ser uma realidade dentro de uma década. Para isso, será utilizada a chamada “Equação de Drake”, desenvolvida em 1961, pelo astrônomo Frank Drake.

A equação pode ser usada para calcular o número de civilizações detectáveis na Via Láctea. A fórmula de Drake inclui a existência dos planetas fora do sistema solar, como os conhecidos exoplanetas.

Com base nessa equação, e fazendo uso das tecnologias que hoje o homem tem à disposição, a pesquisadora Sara Seager, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, acredita que a busca por vida extraterrestre será mais precisa.

Para tanto, a equação original de Drake, que inclui sete termos que, multiplicados, dão o número de civilizações alienígenas inteligentes que poderiam ser descobertas na Via Láctea, foi atualizada. Os dados do telescópio Kepler também vão ajudar nas pesquisas.

Segundo o resultado da equação remodelada, pelo menos 10 planetas habitados serão descobertos nos próximos 10 anos. Essas civilizações poderão ser observadas com o uso do telescópio espacial James Webb, que deve ser lançado em 2017.

Assuntos Similares

Comentários: