Em 2009 um asteróide passou raspando a Terra

  • Categoria: Você Sabia?
  • 888 Visualizações

Boatos sobre o fim do mundo não faltam, principalmente agora que estamos às vésperas do apocalipse previsto no calendário maia. Mas você sabia que a possibilidade de um asteróide colidir com a Terra e provocar desastres incontroláveis é real?

Um asteróide do tamanho de um prédio de 10 andares passou de raspão pelo nosso planeta em 2009, fato que lhe rendeu o nome de 2009DD45. Suas dimensões estavam entre 20 e 45 metros de comprimento e passou a cerca de 70 mil quilômetros da superfície terrestre. Isso equivale a 1/5 da distância entre a Terra e a Lua.

O asteróide teria capacidade para provocar um desastre mil vezes maior do que uma bomba atômica como a que caiu em Hiroshima, na Segunda Guerra Mundial. Ou seja, se o acidente ocorresse, cidades inteiras poderiam ser completamente destruídas.

Algo semelhança aconteceu há 100 anos na região da Sibéria, mas o local atingido não era habitado, comprometendo apenas a existência de milhões de árvores e vegetação nativa.

Existem astrólogos de prontidão monitorando o universo em busca dos objetos siderais que entram em rota de colisão com a Terra, mas a velocidade com que chegam os asteroides é tão grande, que os telescópios só conseguem detectar sua presença alguns poucos dias antes do desastre.

Assuntos Similares

Comentários: