É verdade que o consumo de Nutella pode causar câncer?

  • Categoria: Saúde
  • 168 Visualizações

Alarme para os amantes Nutella! Um estudo afirmou que um dos principais ingredientes  do famoso creme de avelã pode ser cancerígeno. Isso é realmente verdade? Veremos a resposta abaixo.


Nutella pode causar câncer?

A Autoridade Européia para a Segurança Alimentar (EFSA) afirmou, por meio de um novo estudo, que o óleo de palma, mesmo em pequenas quantidades, pode representar um risco de câncer. O óleo é um dos ingredientes utilizados na produção de Nutella. Especificamente, é o que dá a textura cremosa para o creme que você tanto gosta. 


Algumas análises

No estudo publicado em maio do ano passado, não há uma real evidência de que Nutella realmente causa câncer. Mas potencialmente esclarece que o produto libera substâncias químicas cancerígenas quando exposto a altas temperaturas.

De acordo com a investigação, quando aquecido , o óleo de palma libera um poluente conhecido como éteres glicidílicos (GE) a níveis mais elevados do que outros óleos vegetais. 

Estudos anteriores demonstraram que a GE pode causar tumores em ratos e camundongos, o que levou a AESA rotulá-lo como um "risco potencial para a saúde" de crianças e quem consome o óleo em grandes quantidades. É importante, claro, ressaltar que estes estudos foram conduzidos em ratos, e por isso os resultados podem variar em seres humanos.

Além disso, um porta voz da pesquisa declarou que “no momento, não há nenhuma evidência científica" de uma ligação entre a exposição ao GE e o câncer em humanos, observando que "as descobertas são baseadas em evidência disponível em animais experimentais, no entanto, estes efeitos ocorrem com um mecanismo biológico que é relevante para os seres humanos"

O porta-voz ainda ressaltou que o objetivo do relatório "não foi avaliar a segurança de óleo de palma como tal, mas avaliar possíveis riscos para a saúde, relacionados com a presença de contaminantes no momento em que os óleos vegetais refinados são processados".

Como você pode ver, não há nenhuma evidência exata que Nutella pode realmente causar câncer, então agora você pode relaxar e comer o seu lanche favorito com Nutella, mas com moderação! Lembre-se que Nutella carrega grandes quantidades de açúcar, não sendo recomendável em dietas saudáveis.

Assuntos Similares

Comentários: