Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)

  • Categoria: Educação
  • 1856 Visualizações

As doenças sexualmente transmissíveis, também conhecidas como DSTs, são transmitidas por meio de relações sexuais desprotegidas, ou seja, sem camisinha. Qualquer tipo de contato sexual sem o preservativo pode gerar uma DST quando um dos parceiros está infectado.

Os sintomas mais comuns das doenças sexualmente transmissíveis são feridas, corrimentos e verrugas. Existe uma grande lista de doenças que podem ser transmitidas pelo contato sexual, entre elas podemos destacar a AIDS, a gonorréia, a hepatite e a sífilis.

Manter consultas periódicas e exames de rotina é fundamental para diagnosticar precocemente uma DST. Estas doenças precisam ser tratadas adequadamente para evitar complicações, riscos de infertilidade, câncer e até a morte.

A única forma de prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis é o uso do preservativo em todas as relações sexuais, seja oral, anal ou vaginal. A AIDS e a sífilis estão entre as doenças mais perigosas deste contexto, mas a atitude preventiva também é importante para evitar a Gonorréia, o Condiloma Genital, a Herpes Genital, a Hepatite B e C e o Cancro mole.

Assuntos Similares

Comentários: