Do que é feito o vidro?

  • Categoria: Curiosidades
  • 856 Visualizações

O vidro é um material com importante presença no cotidiano humano. Essa matéria-prima é utilizada em diversos ramos da indústria e tem grande valor por sua elevada dureza, aspecto liso e inatividade biológica.

O material transparente e inerte é comum em embalagens, utilidades domésticas, na decoração, na construção civil, entre outras atividades. Existem ainda os vidros técnicos, que são empregados em tubos de televisão, lâmpadas, garrafas térmicas, ampolas e outros objetos.

A composição do vidro é basicamente areia, sódio, cálcio e outros elementos químicos. O processo de fabricação do material passa pelo resfriamento de uma massa líquida de sílica.

Alguns procedimentos artesanais de produção de vidro ainda são bastante utilizados pelo homem. Um desses procedimentos é o vidro soprado, no qual o artesão sopra um tubo de aço até formar uma bola de vidro e encontrar o formato desejado.

No processo mais utilizado para fabricar o vidro, o homem emprega fornos, onde o material é fundido a uma temperatura média de 1.500°C. Em seguida, utiliza-se um molde para criar o perfil da peça, o vidro passa pela seção de corte e, finalmente, chega à fase do resfriamento.

Na indústria, a fusão das matérias-primas resulta em um fluido, que é moldado enquanto o vidro resfria e endurece de maneira gradual. São utilizados diversos tipos de moldes para a fabricação de vidros com finalidades específicas.

No caso do vidro temperado, o material passa por um processo de rápido resfriamento, o que garante ao produto mais resistência.

Como é possível perceber, a fabricação do vidro é um processo interessante, que transforma uma gosma dourada em diversos tipos de objetos e materiais. Na química, o vidro é encarado como uma estrutura molecular líquida, mas é classificado como um sólido amorfo, o que significa um sólido sem forma definida.

Assuntos Similares

Comentários: