Do que é feita a gelatina?

  • Categoria: Curiosidades
  • 817 Visualizações

Você gosta de gelatina? Já ouviu falar que o produto é feito do couro boi? Saiba que esta é a principal matéria-prima da gelatina. A base do alimento é a proteína animal, ou seja, o colágeno que é retirado do couro bovino.

O preparo da gelatina começa com a obtenção das raspas da pele do animal, que passam por processos de extração, filtragem, concentração, esterilização, secagem e moagem. O produto final é um pó incolor.

No caso da gelatina utilizada no consumo humano, o produto recebe aromatizantes, açúcar e corantes. Quando o pó é adicionado à água acontece um processo de hidratação das moléculas de proteína. A água entra na proteína e, depois do resfriamento, ela fica aprisionada, garantindo, assim, a consistência da gelatina.

É importante dizer que a proteína extraída do couro bovino é tratada com algumas substâncias químicas. No momento da filtragem, o colágeno passa por uma completa limpeza.


Finalidades da Gelatina

O colágeno da gelatina é utilizado para diversas finalidades, tanto na indústria quanto na área farmacêutica. A molécula da gelatina pode ter origem também nos ossos e cascos dos animais bovinos. A matéria-prima pode ser facilmente extraída.

A gelatina é muito usada como emulsificador e estabilizador. O produto está presente na composição de vários alimentos, como creme de leite, balas de goma, cream cheese, marshmallows, molhos, salsichas, entre outros.

Na indústria farmacêutica, a gelatina é empregada para revestir comprimidos. O produto também é fundamental para a área de cosméticos, como base para hidratantes, pomadas e outros produtos à base de colágeno.

Consegue perceber a importância da gelatina? Esse alimento é uma excelente fonte de colágeno e está disponível no mercado em vários sabores, inclusive na versão com adoçantes. Que tal apostar nesta sobremesa?

Assuntos Similares

Comentários: