Curiosidades sobre o carnaval

  • Categoria: Curiosidades
  • 1085 Visualizações

A festa brasileira mais famosa do mundo já está se aproximando. O carnaval é um momento de relaxar, curtir muitas festas, beijar na boca e, para muitas pessoas, é momento também de beber além da conta. O mais importante é saber curtir o carnaval com moderação, saúde e alegria. Afinal, o feriado brasileiro é uma grande festa e deve terminar com felicidade e gostinho de quero mais.

Confira aqui algumas curiosidades sobre o carnaval brasileiro:

1 – O carnaval é uma festa popular que existe em muitos países, mas só no Brasil ele tem uma proporção tão grande, atraindo milhões de pessoas todos os anos. Na Roma Antiga, já acontecia uma festa de carnaval para homenagear o Deus Saturno. Nessa festa, assim como na brasileira, homens e mulheres desfilavam nus.

2 - A Igreja Católica sempre foi contra os festejos pagãos. Hoje, a festa de carnaval se mistura às celebrações da igreja, como a Quarta-Feira de Cinzas.

3 - Na Idade Média, os foliões do carnaval se protegiam de possíveis retaliações pelas críticas que faziam aos poderosos.

4 - No Brasil o início da festa é conhecido como “grito de carnaval”. Muitos clubes ainda fazem essas festas tradicionais com pessoas fantasiadas e muitas marchinhas de Carnaval.

5 - A data do Carnaval é definida com base na Páscoa. A quarta-feira de cinzas sempre cai 46 dias antes do domingo da páscoa.

6 – O primeiro desfile de carnaval do Brasil aconteceu em 1855. A polícia do Rio de Janeiro autorizou o desfile de blocos pelas ruas em 1889.

7 – O Rio de Janeiro começou a festejar o carnaval em 1963, quando a agremiação do Salgueiro desfilou o enredo sobre Chica da Silva.

8 – Em 1890, Chiquinha Gonzaga compôs a primeira música de carnaval, "Ô Abre Alas!". A música havia sido composta para o cordão Rosas de Ouro, do Rio de Janeiro.

9 - O Carnaval brasileiro tem muita influência da cultura portuguesa. Dom Pedro II adorava carnaval e se divertia jogando água nos nobres foliões. A festa começava antes do início da Quaresma e durava três dias.

10 – O desfile das escolas de samba de São Paulo só ganhou relevância depois de passar a ser transmitido pela Rede Globo para todo o país.

Comentários: