Como proteger seus dados na internet?

  • Categoria: Dicas
  • 844 Visualizações

O uso da internet já se mostrou imprescindível para a execução da maior parte de nossas atividades profissionais. Aos poucos, essa dependência tomou conta também da nossa vida pessoal, colocando em risco nossa privacidade, através de e-mails, redes sociais e outros tantos aplicativos que compartilham nossas informações no universo virtual.
Hoje em dia é natural armazenarmos fotos, vídeos e mensagens em nossos computadores pessoais, no entanto, é preciso ter muito cuidado para que informações particulares não se tornem públicas por um descuido ocasional.

A principal recomendação é não armazenar arquivos e informações pessoais em locais de fácil acesso. Hoje em dia os crimes virtuais tornaram-se cada vez mais frequentes e é preciso ter cuidado redobrado para evitar ataques desse tipo.

Proteja suas redes sociais, como Facebook e Twitter, e também os comunicadores instantâneos como skype e google talk. Jamais clique em links suspeitos, alguns hackers enviam vírus que são instalados no computador através desses links e podem roubar várias informações como senhas e logins.

A melhor forma de proteger seus dados é criando uma senha forte, com no mínimo 14 caracteres, misturando letras e números. Jamais utilize números de telefone ou datas de nascimento.
Tenha sempre um antivírus instalado e mantenha os programas e sistema operacional atualizados, a maior parte dos vírus são previamente detectados e eliminados nas atualizações.

Procure usar o mínimo possível as redes públicas de computadores, como as lan houses, mas se for necessário não se esqueça de fazer o logoff assim que terminar o que estiver fazendo.

Evite informar nome completo, local de trabalho, endereço residencial, telefones particulares ou qualquer informação sobre sua família. Lembre-se que você é o principal responsável por sua privacidade.

Assuntos Similares

Comentários: