Como pedir aposentadoria?

  • Categoria: Dicas
  • 687 Visualizações

Apesar de ser constantemente associada aos idosos, a aposentadoria está mais relacionada ao afastamento do indivíduo trabalhador de suas funções ativas. Isso pode ser feito por meio do cumprimento do tempo exigido por lei para aquela atividade, ou ainda por invalidez, podendo esta ocorrer antes do prazo estipulado por lei.
Esse afastamento remunerado, entretanto, sofreu algumas mudanças recentemente, causando muitas dúvidas entre os trabalhadores.

Quando posso me aposentar?

Depois das mudanças estipuladas pelo governo Dilma, além das formas convencionais de aposentadoria, há ainda uma nova forma de calcular. Para se aposentar, de uma forma geral, o indivíduo precisa ter, quando homem, 35 anos de contribuição e, quando mulher, 30 anos de contribuição. Pela idade, outra forma convencional de aposentadoria, o indivíduo precisa ter 65 anos, para os homens, e 60 para as mulheres. A regra alternativa criada não substitui as outras, nem as altera.

Existem basicamente seis formas de aposentadoria, que funcionam sem alterações:


- por tempo de contribuição com fator previdenciário
- por tempo de contribuição pela fórmula 85/95
- por tempo de contribuição com cálculo proporcional
- por idade
- por invalidez
- especial

Para saber qual delas é melhor aplicada à você, é preciso analisar sexo, tempo de contribuição, idade, condição de trabalho - se é de risco ou não -, além de determinarem os valores que serão recebidos.

Conforme determinado por lei, vale a forma mais vantajosa no momento em que o indivíduo dá entrada em sua aposentadoria, mas o INSS é obrigado a dar orientação para o trabalhador, para que este possa saber qual é a melhor aposentadoria para ele.
Você pode, ao solicitar o processo, escolher a melhor forma para você, desde que se encaixe nos fatores determinantes para cada um dos tipos.

Como solicitar a aposentadoria?

Para solicitar a aposentadoria, o trabalhador deve estar encaixado nas normas vigentes com relação à aposentadoria. Basta, então, entrar no site da previdência social e realizar o agendamento, serviço que pode ser feito também pela central de atendimento do INSS pelo telefone, discando 135.

Para isso, você precisa dos documentos a seguir:
documento de identificação válido com foto (podendo ser RG, carteira de motorista, carteira de trabalho, passaporte, etc.)
número do CPF

Carteiras de trabalho (que podem ser mais de 1 devido ao preenchimento, entre outros motivos) carnês de contribuição e documentos que comprovem o pagamento ao INSS. Além destes, podem ser pedidos outros documentos, listados no site do INSS.

Como funciona a minha aposentadoria?

O valor será calculado de acordo com as suas características e o perfil em que se encaixa de aposentadoria, sendo que o menor valor que pode ser pago é de um salário mínimo, e o máximo está atualmente em um valor de R$ 4.633,75.

A partir do momento que for determinado o valor, este será pago sempre no dia do agendamento do benefício, que será a data igual a de entrada do requerimento, desde que aprovado.


Quanto tempo falta para me aposentar?

Se você não sabe ao certo como realizar o cálculo, o site INSS oferece um serviço de simulação, que permite que você simule quanto tempo falta, além de permitir que você calcule o benefício a que tem direito. Para fazer essa solicitação, você deverá ter em mãos os mesmos documentos necessários para a solicitação.

Assuntos Similares

Comentários: